JMJ 2019: Jovens poderão obter indulgência plenária diante da imagem peregrina de Fátima

Segundo o ACI (21/01/2019), o Santuário de Fátima anunciou nesta segunda-feira, 21 de janeiro, que os jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá poderão obter indulgência plenária ao rezar diante da imagem peregrina número 1 da Virgem de Fátima, que seguiu no domingo para o país centro-americano.

A Arquidiocese do Panamá recebeu em 8 de janeiro a autorização da Penitenciaria Apostólica para que fosse concedida a indulgência plenária aos peregrinos, desde que cumpram as condições habituais nestas circunstâncias: celebração do sacramento da Reconciliação, participação na Eucaristia ou oração diante da Imagem da Virgem Peregrina pelas intenções do Santo Padre.

Para o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, “é muito interessante que o pedido da indulgência plenária tenha partido dos organizadores que também, desde a primeira hora, nos solicitaram a presença da imagem da Virgem Peregrina”.

Nesse sentido, sublinhou, “o significado fundamental é este de perceber a Mensagem de Fátima como uma mensagem de conversão”.

Para os organizadores da JMJ, trata-se de “uma oportunidade histórica” que produzirá “grandes frutos espirituais” não só para os jovens do Panamá, mas para os jovens de todo o mundo, já que são esperados cerca de 200 mil jovens oriundos de 155 países.

A JMJ Panamá 2019 tem início na terça-feira, 22 de janeiro, e segue até domingo, 27. O evento contará com a presença do Papa Francisco entre 23 e 27 de janeiro.

Por sua vez, a imagem peregrina de Fátima, que saiu de Portugal no domingo rumo ao Panamá, ficará neste país até o dia 29 de janeiro e, além da programação oficial da JMJ, também fará visitas a um estabelecimento prisional e a um hospital.

“A expetativa local é grande e a nossa também já que é a primeira vez que uma escultura oficial está presente e o fato de levarmos a número 1 também é significativo”, assinalou Pe. Cabecinhas.

O reitor do santuário mariano ressaltou ainda que “a Mensagem de Fátima tem capacidade de se encarnar em culturas diversas, isto é, no Panamá nós vemos uma florescente devoção a Nossa Senhora de Fátima e um desejo de conhecer a Mensagem”.

Coroação da imagem peregrina antes da viagem

No último domingo, durante a Missa presidida por Pe. Carlos Cabecinhas no Santuário de Fátima, a imagem peregrina de Fátima foi coroada antes de sua viagem para o Panamá.

Após a homilia, ocorreu o rito de bênção da nova coroa e coroação da primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, tendo o Santuário encomendado uma nova coroa para uso nesta e nas restantes 12 imagens oficiais da Virgem Peregrina de Fátima.

“A criação foi solicitada à Casa Leitão & Irmão, Joalheiros, responsável pela coroa da Imagem de Nossa Senhora de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições – coroa criada em 1942 e colocada na escultura em 1946”, afirma nota informativa do Museu do Santuário de Fátima.

Conforme explica o santuário, atendendo à conotação das viagens da Virgem Peregrina com o tema da paz, na base da coroa aparece a seguinte legenda, inscrita em capitais: Regina Pacis. Regina Rosarii Fatimae. Regina Mundi (Rainha da Paz. Rainha do Rosário de Fátima. Rainha do Mundo), formulação que irá constar na coroa das 13 imagens oficiais.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/jmj-2019-jovens-poderao-obter-indulgencia-plenaria-diante-da-imagem-peregrina-de-fatima-21763

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.