Jesus Cristo é o coração do ecumenismo, diz o papa Francisco aos luteranos

O site ACI Digital publicou na quinta-feira (20/06/2024) a seguinte notícia:

“Jesus Cristo é o coração do ecumenismo”, disse o papa Francisco na quinta-feira (20) ao receber uma delegação da Federação Luterana Mundial no Palácio Apostólico do Vaticano. “Ele é a encarnação da misericórdia divina, e a nossa missão ecumênica é dar testemunho disso”.

Para Francisco, o encontro é “um importante gesto de fraternidade ecumênica”. Ele recordou a visita desta delegação a Roma, há três anos, ocasião em que refletiu sobre o aniversário do Primeiro Concílio de Nicéia como um acontecimento ecumênico.

Ele disse que “em tal contexto, é um belo sinal de esperança, que ocupa um lugar especial na história de reconciliação entre católicos e luteranos”.

Francisco também recordou a “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação”, assinada há 25 anos, como “outro sinal de esperança na nossa história de reconciliação”.

Por isso, incentivou a conservar “na memória como algo sempre vivo” e a celebrar este aniversário “como uma festa de esperança”.

“Que o Deus da esperança esteja conosco e continue a acompanhar com a sua bênção o nosso diálogo de verdade e de caridade”, disse.

Por fim, recordou uma “bela frase” do bispo ortodoxo Zizioulas, pioneiro do ecumenismo, que “dizia que conhecia a data da união dos cristãos: o dia do Juízo Final!”

“Mas enquanto isso, disse ele, devemos caminhar juntos: caminhar juntos, rezar juntos e fazer caridade juntos, rumo a esse dia hiperecumênico que será o Juízo Final”, concluiu o papa.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58318/jesus-cristo-e-o-coracao-do-ecumenismo-diz-o-papa-francisco-aos-luteranos

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.