Irmã Benigna e outros cinco Servos de Deus serão beatificados

A religiosa brasileira teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo Papa Francisco.

Segundo o site Gaudium Press (18/02/2022), na manhã de sexta-feira, 18, o Papa Francisco recebeu em audiência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Durante o encontro, o Pontífice autorizou a promulgação do decreto para a beatificação da brasileira Serva de Deus Irmã Benigna Vítima de Jesus e outros cinco Servos de Deus: Maria Costanza Panas, religiosa professa das Clarissas Capuchinhas do Mosteiro de Fabriano na Itália, o Cardeal Eduardo Pironio, Imaculado Brienza e Giovanna Méndez Romero.

Irmã Benigna Vítima de Jesus

Maria Conceição dos Santos nasceu no dia 16 de agosto de 1907 em Diamantina, Minas Gerais. Ingressou na Congregação das Irmãs Auxiliadoras de Nossa Senhora da Piedade, onde adotou o nome de Benigna Vítima de Jesus. Ali se dedicou aos pobres, aos humildes, aos doentes e aos aflitos.

A religiosa faleceu no dia 16 de outubro de 1981, após uma vida de entrega, doação e partilha, tendo sido discriminada por muito tempo pelo fato de ser negra. A fase diocesana de seu processo de beatificação foi iniciado na Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 15 de outubro de 2011. E fase Romana no Vaticano teve início no dia 15 de abril de 2013.

Processo de Beatificação

No início de seu processo de beatificação, a Irmã Benigna recebeu o título de Serva de Deus. Nessa fase inicial, o postulador investiga de forma minuciosa a vida do Servo de Deus, assim como todos os documentos e possíveis milagres. Ao concluir essa fase, o investigado já é considerado Venerável.

No dia 16 de outubro de 2021, por ocasião dos 40 anos do falecimento da Serva de Deus, foi divulgada uma imagem da Irmã Benigna durante uma celebração na Catedral Arquidiocesana de Belo Horizonte. Além disso, foi enviada uma Carta Aberta ao Papa Francisco, junto com cinco volumes contendo quase 40 mil assinaturas, pedindo respeitosamente atenção do Pontífice para este processo de beatificação. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/irma-benigna-e-outros-cinco-servos-de-deus-serao-beatificados/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.