Instituições cristãs têm um importante papel na sociedade palestina, revela estudo

A pesquisa teve como objetivo descobrir de que modo é mantida a presença cristã na Terra Santa, analisando o papel e a contribuição de diversas organizações cristãs atuantes na região.

Segundo o site Gaudium Press (18/03/2021), um estudo financiado pela Faculdade de Artes e Cultura da Universidade Dar Al-Kalima e pela Missão Pontifícia em Jerusalém, revelou o importante papel desempenhado pelas 296 instituições cristãs existentes em Jerusalém, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Segundo o estudo, que durou cinco meses para ser realizado, estas instituições cristãs são responsáveis por oferecer trabalho a 9.098 pessoas. A pesquisa teve como objetivo descobrir de que modo é mantida a presença cristã na Terra Santa, analisando o papel e a contribuição de diversas organizações cristãs atuantes na região.

Alto investimento das instituições cristãs em setores vitais

Anualmente, as instituições cristãs gastam US$ 416 milhões em setores vitais, como a assistência médica, serviços sociais, a formação profissional e ajudas ao desenvolvimento. Exemplo desse investimento são os seis hospitais em Jerusalém, dos quais quatro são ligados a Igrejas, e que atendem 330 mil pessoas por ano.

Dentre os serviços oferecidos por estes hospitais estão hemodiálise pediátrica, serviços oncológicos pediátricos, operações cardíacas complexas, serviços para a saúde materna, banco de sangue, oftalmologia e assistência específica para pessoas com deficiência.

Desenvolvimento e o trabalho promovidos pelas instituições cristãs cresceram

Segundo o diretor regional da Missão Pontifícia, Joseph Hazboun, as instituições eclesiásticas cristãs estão ao lado do povo palestino há décadas, sem discriminações, especialmente nos campos da saúde, educação e na esfera social e que por tal motivo a Missão Pontifícia se organizou para apoiá-los e ajudá-los.

Através desse estudo, se provou que, apesar da diminuição do número de cristãos, por conta da emigração, cresceram o desenvolvimento e o trabalho promovido pelas instituições cristãs, proporcionando um apoio necessário e vital ao povo palestino. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/instituicoes-cristas-tem-um-importante-papel-na-sociedade-palestina-revela-estudo/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.