Inaugurado Ano Jubilar pelos 800 anos de Nossa Senhora de Cortes

Durante esses oito séculos, esta invocação mariana foi “luz e esperança para os povos das diversas partes da Espanha”.

Segundo o site Gaudium Press (25/08/2021), o Santuário de Nossa Senhora de Cortes, localizado na cidade espanhola de Albacete, inaugura na próxima quinta-feira, 26, o Ano Jubilar e a abertura da Porta Santa por ocasião dos 800 anos desta invocação mariana que, segundo comunicado da Diocese de Albacete, foi “luz e esperança para os povos das diversas partes da Espanha”.

A celebração Eucarística será presidida pelo Bispo de Albacete, Dom Angel Fernandez, e transmitida ao vivo pela televisão Trece. No dia seguinte, sexta-feira, 27, será iniciada a Novena a Nossa Senhora de Cortes. Às 19h30 será recitado o Santo Rosário e às 20h o Santuário acolherá uma Santa Missa celebrada por vários bispos e sacerdotes.

Unir o passado com o presente e o futuro

“O que observamos é uma Fé simples e muito confiante na mãe do Senhor, pois todos os domingos vemos como diferentes pessoas vêm ao Santuário e não deixam de agradecer à Nossa Senhora de Cortes por os favores recebidos: saúde, família, trabalho, conversão pessoal, etc., cheios de ternura e gratidão a quem consideram proteção e consolo”, afirmou o Reitor do Santuário de Cortes, Padre Ramón Sánchez Calero.

“Queremos unir o passado com o presente e o futuro, tornando este oitavo centenário tão especial quanto possível, encontrando os homens e mulheres de hoje, encontrando cada peregrino que vem ao santuário, para que nas atuais circunstâncias continuem a encontrar luz e esperança ”, destacou.

Expressão da religiosidade popular

Durante essas comemorações, os organizadores esperam poder oferecer aos devotos de Nossa Senhora de Cortes um olhar sobre a própria história “como experiência de Fé vivida em nossa terra há 800 anos pela imensa multidão de peregrinos que encontraram abrigo e conforto na Virgem de Cortes em seu cotidiano”.

Por outro lado, espera-se que este ano jubilar seja vivido como expressão da religiosidade popular. “No Santuário, percebe-se como Maria reúne seus filhos, que peregrinam com grande esforço para vê-la e se deixarem ver por ela. Uma vez aqui no Santuário, eles encontram a força para suportar os sofrimentos e as fadigas da vida”, concluem. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/inaugurado-ano-jubilar-pelos-800-anos-de-nossa-senhora-de-cortes/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.