Imagem da Virgem do Carmo sai do fundo do mar em procissão

Segundo informações do ACI Digital (21/07/2017), em uma cidade na Espanha, existe o costume de, no marco da celebração da Festa de Nossa Senhora do Carmo, retirar em procissão uma imagem que fica no fundo do mar durante todo o ano.

Embora esta festividade seja comemorada no mundo todo no dia 16 de julho, na cidade espanhola de Málaga, as celebrações duram cerca de uma semana.

Neste local, no domingo após a Festa da Virgem do Carmo, um grupo de mergulhadores da Associação Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos mergulhadores malaguenhos, submerge dez metros na água e extrai uma imagem que mede 70 centímetros e pesa cerca de 65 quilos.

Posted by Virgen Del Carmen Submarinistas on Thursday, December 11, 2014

Neste ano de 2017, a estátua será levada à superfície no próximo domingo, 23 de julho. O programa das atividades foi divulgado pela associação através de seu site.

Nesse dia, os mergulhadores nadarão até a capela submarina onde a imagem permanece, irão tirá-la e acontecerá a uma procissão marítima pelas praias da região da Malagueta.

Posted by Virgen Del Carmen Submarinistas on Monday, July 20, 2015

Depois, a estátua será levada à terra firme, colocada em um andor e percorrerá as ruas da cidade até chegar à Igreja de São Gabriel Arcanjo, onde será celebrada uma Missa.

Posted by Virgen Del Carmen Submarinistas on Monday, July 20, 2015

Às 18h30 (hora local), a imagem será embarcada e levada ao mar acompanhada por cerca de 70 mergulhadores. No loca, colocarão as ofertas de flores e os mergulhadores e fiéis, que estarão no cais ou em seus barcos, rezarão por todas as pessoas falecidas no mar. Em seguida, os mergulhadores voltarão a colocar a estátua dentro de sua capela submarina, onde permanecerá até o próximo ano.

Nossa Senhora do Carmo é padroeiro dos marinheiros porque, no século XVIII, um almirante espanhol impulsionou sua celebração entre a tripulação que ele dirigia. Foi a partir de então que a marinha espanhola foi substituindo o patrocínio de São Telmo pelo da Virgem do Carmo.

Também é chamada “Estrela do Mar”, porque no século XIII, São Simão Stock rezou à Virgem dando-lhe esse nome e ela apareceu a ele com o escapulário para os carmelitas.

A história desta tradição

A história da elaboração da imagem e da construção está narrada no site da Associação Nossa Senhora do Carmo, Padroeira dos Mergulhadores Malaguenhos.

Em 1980, um mergulhador de origem malaguenha chamado Paco Enjuto sofreu um acidente que colocou sua vida em perigo. Foi internado em um hospital e, quando começou a se recuperar, disse a seus companheiros que, como um gesto de agradecimento, queria submergir uma imagem de Nossa Senhora do Carmo na Baía de Málaga e que uma vez por ano esta fosse emersa para ser venerada por todos os fiéis locais.

Após receber alta hospitalar, Enjuto e seus amigos organizaram as permissões necessárias com a Igreja Católica e as autoridades competentes. Seu pedido foi aprovado e construíram uma pequena capela de concreto a dez metros de profundidade no mar.

Em 8 de dezembro de 1981, submergiram uma pequena imagem de mármore de Nossa Senhora do Carmo em um local conhecido como “Roqueo del Perro”, localizado em frente ao Passeio Marítimo Pablo Ruiz Picasso.

A associação assinalou que, em 1994, tiveram que renovar a imagem da Virgem do Carmo, porque esta estava deteriorada após tanto tempo submergida no mar. Para elaborar a estátua atual, foram fundidas as hélices de bronze de barcos velhos.

Otro año más con la Virgen Del Carmen Submarinistas

Posted by Amalia Escalona Fernandez on Sunday, July 17, 2016

A primeira imagem se encontra na sede do Comando Militar da Marinha de Málaga há 23 anos.

Posted by Virgen Del Carmen Submarinistas on Thursday, July 17, 2014

Por outro lado, no mês de dezembro, submergem um presépio que é colocado diante da capela que guarda a imagem de Nossa Senhora do Carmo.

Esta representação do nascimento de Jesus permanece no local até a festa da Epifania.

Belén sumergido

Los Reyes Magos vienen de camino y en Carrera Cofrade ya tenemos algunos regalos.Estad atentos estos días…#el7deMAYOselia #CofradiasMLG #regalos. Nuestro agradecimiento a la Asociación Ntra. Sra. del Carmen Patrona de los Submarinistas Malagueños.

Posted by Carrera Cofrade on Wednesday, December 28, 2016

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/fotos-e-video-imagem-da-virgem-do-carmo-sai-do-fundo-do-mar-em-procissao-34965/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.