Igrejas da Terra Santa darão Comunhão apenas na mão devido ao coronavírus

O administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, anunciou que os sacerdotes da Terra Santa deverão dar a Comunhão apenas na mão, assim como tomar outras medidas de precaução frente à rápida disseminação do coronavírus.

“A ameaça do novo coronavírus (COVID-19) nos levou a emitir algumas diretrizes de precaução, pois o vírus se espalhou rapidamente para muitas áreas e países ao redor do mundo”, indica Dom Pizzaballa em um comunicado divulgado em 27 de fevereiro, um dia após o início da Quaresma.

O Prelado disse que, por causa da situação vivida em seu território e depois de ouvir as autoridades, decidiram emitir duas medidas básicas de prevenção para a celebração das Missas: “Receber a comunhão apenas nas mãos” e “evitar que os fiéis bebam do cálice (exceto os celíacos)”.

Outra sugestão, anunciou o Arcebispo, é “esvaziar as fontes de água benta, especialmente em lugares sagrados e santuários”.

Dom Pizzaballa comentou que existem milhares de peregrinos de diferentes partes do mundo que chegam à Terra Santa para visitar lugares sagrados e igrejas e, em alguns casos, os peregrinos também estão em contato com as igrejas e comunidades locais.

“Durante este tempo da Quaresma, pedimos a misericórdia do Senhor, enquanto rezamos por todos os afetados por esta doença e pedimos um descanso eterno para os que morreram”, acrescentou o Prelado.

O Patriarca Latino de Jerusalém é o representante do Vaticano nas cidades santas de Israel e nos territórios palestinos, assim como na Jordânia e Chipre.

Entre os templos históricos na Terra Santa estão a Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, a Igreja da Natividade de Belém e a Basílica da Anunciação de Nazaré.

A agência Reuters informou que Israel já confirmou na sexta-feira, 28 de fevereiro, “três novos casos de coronavírus, elevando o número total de casos israelenses para seis”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/igrejas-da-terra-santa-darao-comunhao-apenas-na-mao-devido-ao-coronavirus-27414

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.