Igreja Ortodoxa Ucraniana rompe com o Patriarcado de Moscou

“Discordamos da posição do Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia sobre a guerra na Ucrânia”.

Segundo o Gaudium Press (29/05/2022), na Ucrânia, existem três grandes comunidades cristãs: a Igreja Ortodoxa Ucraniana (independente de Moscou e em conflito com aquele patriarcado desde que declarou sua independência em 2019), a Igreja Greco-católica em comunhão com o Papa e a Igreja Ortodoxa Ucraniana que dependia de Moscou.

Na última sexta-feira, 27 de maio, o Conselho da Igreja Ortodoxa Ucraniana realizou uma reunião na qual consideraram e discutiram questões relacionadas à vida da comunidade ortodoxa na Ucrânia, que até então dependia do Patriarcado Ortodoxo de Moscou.

No contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia e após considerar a posição do Patriarca Kirill de Moscou, o Conselho da Igreja Ortodoxa Ucraniana declarou que discordava da posição do Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia sobre a guerra na Ucrânia e atestou a completa independência e autonomia da Igreja Ortodoxa Ucraniana.

O Conselho considerou conveniente dar aos bispos diocesanos o direito de tomar decisões independentes sobre certas questões da vida diocesana que são da competência do Santo Sínodo ou do Primaz da Igreja Ortodoxa Ucraniana, e mais tarde, quando possível, informar os superiores.

Após esta declaração, os laços da única parte dos ortodoxos ucranianos que permaneciam ligados a Moscou desaparecem.

Porém, a Igreja Ortodoxa Russa declarou que não recebeu nenhuma comunicação da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou e estava orando pela preservação da unidade.

O secretário de imprensa da Igreja Ortodoxa Russa, Vladimir Legoyda, expressou no Telegram: “não podemos responder às informações recebidas pela imprensa e pela internet”.

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/igreja-ortodoxa-ucraniana-rompe-com-o-patriarcado-de-moscou/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.