Igreja de Minas Gerais é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural

Concluída em 1926, a Igreja de São Benedito, localizada em Poços de Caldas, possui um importante valor simbólico e afetivo para a comunidade local de devotos.

Segundo o Gaudium Press (27/05/2021), a Igreja de São Benedito, localizada na cidade mineira de Poços de Caldas, foi tombada como bem cultural e histórico do município. A informação foi divulgada na última segunda-feira, 24, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (CONDEPHACT-PC).

Festa de São Benedito

A Festa de São Benedito já havia sido registrada, em outubro de 2020, como bem imaterial. “O tombamento da Igreja assegura ainda mais a preservação da nossa história, já que é na Igreja que ocorrem as manifestações culturais da Festa”, ressaltou Lícia Perote de Almeida, arquiteta da divisão de Patrimônio Construído e Tombado, da secretaria municipal de Planejamento.

Igreja de São Benedito

Concluída em 1926, a Igreja de São Benedito possui um importante valor simbólico e afetivo para a comunidade local de devotos, para a comunidade católica em geral e especialmente para a Irmandade de São Benedito fundada em 1914. O templo continuará sediando a festa do padroeiro.

Notificação do tombamento

A notificação sobre o tombamento da Igreja de São Benedito, erguida sobre um terreno doado pelo Coronel Agostinho Junqueira e construída com a ajuda de voluntários católicos, será enviada para todas as organizações vinculadas à Igreja, à Festa, centros culturais e o poder público. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/igreja-de-minas-gerais-e-tombada-pelo-patrimonio-historico-e-cultural/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.