Igreja de 408 anos é declarada ‘importante propriedade cultural’ nas Filipinas

A Lei do Patrimônio Nacional de 2009 define ICPs como tendo “excepcional importância cultural, artística e histórica” para o país.

Segundo o site Gaudium Press (12/08/2022), o Museu Nacional das Filipinas declarou a Igreja Paroquial de São Bartolomeu, de 408 anos, localizada na cidade de Malabon, como uma “Importante Propriedade Cultural” (ICP).

As estruturas patrimoniais da Igreja também “dão alma à nossa Fé

“Sejamos parceiros na preservação para as gerações futuras. Vamos continuar a fazer deste lugar sagrado um centro vibrante de conversa e ação para nossa herança cultural, especialmente agora que enfrentamos tempos mais desafiadores”, afirmou o vice-diretor-geral de administração do Museu, Rosenne Flores-Avila .

O presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, Dom Pablo Virgilio David exortou aos católicos para que levem a sério essa parceria com a agência governamental para a preservação do patrimônio cultural da igreja. Segundo o prelado, as estruturas patrimoniais da Igreja também “dão alma à nossa Fé. Sem herança, a Igreja não terá alma”, assegurou.

Futura Basílica Menor?

A Lei do Patrimônio Nacional de 2009 define ICPs como tendo “excepcional importância cultural, artística e histórica” para o país. Os ICPs ou Tesouros Culturais Nacionais podem receber financiamento do governo para sua proteção, conservação e restauração.

Dom Pablo Virgilio David também anunciou o plano da Diocese de solicitar ao Vaticano que designe a antiga igreja como Basílica Menor. Caso o pedido seja aprovado, a Igreja Paroquial de São Bartolomeu será a primeira Basílica menor da Diocese desde que foi criada em 2003. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/igreja-de-408-anos-e-declarada-importante-propriedade-cultural-nas-filipinas/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.