Hospital do Papa anuncia importante descoberta na luta contra o câncer

Segundo o ACI Digital (16/04/2021), uma nova pesquisa do Hospital Pediátrico Bambino Gesù permitirá desenvolver novos tratamentos contra o câncer. Trata-se da descoberta sobre o mecanismo de divisão celular dos tumores.

O Hospital da Santa Sé informou nesta quinta-feira dia 16 de abril que, em uma pesquisa em colaboração com a Universidade de Roma Tor Vergata e outros centros europeus e norte-americanos, publicada na revista Nature, foi possível identificar os mecanismos do ciclo celular por meio dos quais as células, também as células tumorais, amadurecem e proliferam.

As conclusões das pesquisas do Bambino Gesù e de seus colaboradores lançam luz sobre o que regula a vida da Ciclina D, molécula essencial na divisão celular. “O interruptor que liga e desliga a atividade da Ciclina D é uma proteína chamada Ambra 1: quando não funciona, desencadeia um processo que leva à formação rápida de diversos tipos de tumores”, detalhou o comunicado à imprensa do Hospital.

Essa descoberta “abre caminho para terapias específicas que inibem o sistema de defesa das células malignas em direção à sua autodestruição”.

O comunicado explica que “o ciclo celular consiste em uma série de eventos concatenados e finamente regulados que permitem a divisão das células; um processo vital por meio do qual as células de todo o organismo se formam a partir de um óvulo fecundado, assim como o processo pelo qual se renovam as células da pele, do sangue, dos órgãos”.

Esse processo “é regulado pelas Ciclinas, grupo de proteínas classificadas com as letras A, B, C, D e sucessivas. Cada uma delas cumpre uma função específica de divisão celular que se produzem e destroem em uma alternância precisa até o nascimento de novas células”.

“O mecanismo regulatório dessas moléculas já era quase totalmente conhecido, exceto, até hoje, a Ciclina D. Com o estudo coordenado pelo Bambino Gesù, define-se finalmente o processo inteiro”, enfatiza o comunicado.

Explica também que “no decorrer do processo de divisão, os genes responsáveis ​​pelo controle do ciclo celular podem sofrer mutações que estão na origem de muitos tipos de tumores”.

“Essas anomalias geralmente se desenvolvem durante a replicação do patrimônio genético (DNA) que é transferido para as células-filhas: se o mecanismo falhar, os erros posteriores acumulados nesta fase crucial tornam-se a causa de mutações, tumores e morte celular”, conclui o comunicado.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/hospital-do-papa-anuncia-importante-descoberta-na-luta-contra-o-cancer-69908

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.