Hoje é dia do beato José Moreau, mártir de Angers durante a Revolução Francesa

Hoje (18) é dia do beato José Moreau, padre e mártir francês, que foi guilhotinado durante a Revolução Francesa.

José Moreau (1763-1794) nasceu em Saint-Laurent-de-la-Plaine, França. Tornou-se pároco na cidade onde nasceu, na diocese de Angers. Estabelecida a Primeira República após a Revolução Francesa, aconteceram várias ondas de violência, inclusive contra os católicos.

O clero e os religiosos eram obrigados a jurar a “Constituição Civil do Clero” e a submeter-se ao poder anticlerical. Como o beato se recusou a fazê-lo, ele foi preso. Algum tempo depois ele foi libertado pelo exército Vendean, que reuniu as forças antirrevolucionárias. Infelizmente, ele voltou para a prisão por mais uma vez se recusar a jurar a constituição abusiva e sua proclamação questionável de “liberdade e igualdade”.

O padre Moreau foi condenado à morte. Levado para a praça de Angers em 18 de abril de 1794, Sexta-Feira Santa, foi guilhotinado publicamente.

José Moreau foi beatificado em 19 de fevereiro de 1984 por João Paulo II, no grupo de noventa e nove mártires da diocese de Angers.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-dia-do-beato-jose-moreau-martir-de-angers-durante-a-revolucao-francesa-75754

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.