Hoje é celebrada Santa Águeda, virgem e mártir

Neste dia 5 de fevereiro, a Igreja recorda a memória litúrgica de uma jovem que, por amor a Cristo e para preservar sua pureza, foi martirizada, Santa Águeda ou Ágata, como também é chamada.

Nasceu por volta de 230 e pertenceu a uma família rica e ilustre, de Catânia, na Sicília. Desde pequena, consagrou-se ao Senhor, prometendo se manter casta para servi-lo.

De grande beleza, atraiu os olhares do governador da Sicília, que a pediu em casamento. Mas, como o coração de Águeda tinha como único dono o próprio Cristo, ela recusou o pedido.

Diante disso, foi denunciada ao tribunal que decidiu entregá-la a uma mulher de má conduta para desviá-la. Mas, Águeda se manteve fiel ao Senhor.

Quando perguntada o que havia escolhido para sua salvação, Águeda respondeu: “A minha salvação é Cristo”.

A jovem foi duramente torturada, passando por inúmeros sofrimentos, até que morreu pronunciando louvores ao Senhor, em 254.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-santa-agueda-virgem-e-martir-74042

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.