Hoje começa a novena de são Luís e santa Zélia Martin, pais de santa Teresinha do Menino Jesus

A Igreja celebra no dia 12 de julho a festa dos santos Luís e Zélia Martin, pais de santa Teresinha do Menino Jesus e primeiro casal a ser canonizado junto. Por isso, hoje (3) começa a novena em honra a esses santos e a rede social de oração Hozana disponibiliza uma “novena a Santa Zélia e São Luís Martin pelas famílias”.

“As virtude desse casal nos devem iluminar e abrasar o nossos corações na busca da santidade”, diz Hozana.

São Luís e santa Zélia foram pessoas devotas desde muito jovens e ambos queriam ser religiosos. Mas, não foram aceitos nas congregações que buscaram. Eles se encontraram pela primeira vez em abril de 1858 na ponte São Leonardo, em Alençon. Na ocasião, Zélia sentiu em seu coração uma voz dizendo que aquele seria seu futuro marido.

Eles se apaixonaram e se casaram na noite entre 12 e 13 de julho do mesmo ano. Tiveram nove filhos, dos quais quatro morreram prematuramente. Das cinco filhas que sobreviveram, uma delas era santa Teresinha do Menino Jesus e as outras quatro também se tornaram religiosas.

Santa Zélia “foi uma grande santa” e “conviveu pouco com Teresinha”, conta Hozana. Ela morreu de câncer de mama quando Teresinha tinha quatro anos.

Leia também: Mais um casal de Santos no Céu!

A linda história de amor de Luís e Zélia Martin, pais de Santa Teresa do Menino Jesus

10 exemplos de Mães que chegaram à santidade

“Quando Teresinha ainda não sabia o que estava acontecendo, sua mãe já era santa e estava no céu. É por isso que ela diz: ‘Deus bondoso me deu pais que eram mais dignos do céu do que da terra”, diz a página da novena.

Por sua vez, são Luís “sofreu ao entregar as cinco filhas à vida religiosa” e “foi provado com a doença” da demência. “Sentia muita vergonha de uma doença mental e internado num sanatório, nos poucos momentos de lucidez, carregou aquela humilhação de forma generosa. Ao fim da vida, escreveu ao padre Adolfo, grande amigo: ‘Tenho certeza de que, na nossa vida, até os mínimos detalhes são pensados por Deus na sua divina Providência’”, conta Hozana.

A novena aos santos Luís e Zélia Martin pelas famílias é animada pela Aliança de Misericórdia, um movimento eclesial, reconhecido e sediado na arquidiocese de São Paulo. Tem o carisma de testemunhar o amor misericordioso de Deus, que transforma os pecadores, resgatando a dignidade humana, moral e cultural de todos os que estão às margens da sociedade, em situação de exclusão social.

A novena pode ser rezada individualmente ou com outras pessoas. Durante os nove dias, haverá uma oração inicial e, depois, o fundador da Comunidade Católica Sagrada Família, Ítalo Fasanella, fará uma meditação “para buscarmos no nosso cotidiano, ocasiões para nos santificar a exemplo do casal de santos”.

Ao longo dos dias, Hozana enviará lembretes e o link da novena para todos os participantes no grupo de WhatsApp. Para participar, basta acessar AQUI.

Oração para todos os dias da novena

Santos Luís e Zélia Martin, após sentirem o desejo da vida religiosa, escutastes o chamado do Senhor à vocação matrimonial, vós que sois pais incomparáveis, como nos fala nossa filha santa Teresinha do Menino Jesus, felizes pais de Leonia, a serva de Deus irmã Francisca Tereza, de Maria, Paulina e Celina transplantadas sobre a montanha do Carmelo e de outras quatro crianças, retiradas da vossa afeição em tenra e idade, Helena, José, João Batista e Melani Teresa.

Rendestes glória a Deus com vosso humilde e paciente trabalho, com vosso compromisso junto aos pobres, com vossa vida familiar, na qual reinava alegria de amar e sentir-se amados.

Vivestes concretamente nossa vida cotidiana, através das alegrias e das penas da existência. Amai-nos como vossos próprios filhos, com o vosso coração de pai e o vosso coração de mãe, porque sois amigos de Deus, atendei nossa oração e o nosso pedido (fazer o pedido) e intercedeis em nosso favor junto a Deus Pai, por Jesus Cristo Nosso Senhor na graça do Espírito Santo. Amém.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58385/hoje-comeca-a-novena-de-sao-luis-e-santa-zelia-martin-pais-de-santa-teresinha-do-menino-jesus

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.