Guarda Suíça: há 510 anos protegendo o Papa

papa-francisco-guarda-suicaA Guarda Suíça, que tem como missão custodiar o Papa, completou 510 anos nesta semana. Foi fundada no dia 21 de janeiro de 1506, durante o pontificado de Julio II.

Em 1527, a Guarda Suíça demonstrou seu grande amor pelo Santo Padre e seu decidido compromisso a protegê-lo.

Durante o conflito político entre o Carlos V da Alemanha e Francisco I da França, por quem o Papa Clemente VII (1523-1534) tinha preferências, houve um grande enfrentamento bélico que terminou gerando o conhecido Saqueio de Roma.

No dia 6 de maio de 1527, o exército Imperial de Carlos V, formado por 18 mil homens, muitos deles luteranos, invadiram e assaltaram a cidade de Roma e durante várias semanas saquearam a Cidade Eterna.

Este terrível episódio ocorreu durante a segunda guerra entre o imperador Carlos V e o rei francês Francisco I e marcou o fim do papado renascentista na Itália.

1012191_602753276421773_1864993989_n (1)Leia também: A História da Guarda Suíça do Papa

Quando foi criada a Guarda Pontifícia?

O Pontífice Clemente VII se salvou da morte ao refugiar-se no castelo Sant´Angelo, mas 147 de seus guardas suíços morreram para defendê-lo, mostrando ao mundo o valor e a fidelidade dos suíços para com o Papa.

Em fevereiro de 2015, o novo comandante da Guarda Suíça, Christoph Graf (54), disse ao jornal italiano ‘Il Giornale’ que, diante da possível ameaça dos terroristas do Estado Islâmico, “estamos preparados para intervir”.

Graf, casado e com dois filhos, disse que diante das recentes ameaças dos extremistas muçulmanos no Oriente Médio, que assinalaram que agora querem “ir a Roma”, “pedimos aos guardas que estejam mais atentos, observem bem a movimentação das pessoas”.

“Estamos preparados para intervir. Nossa tarefa é a segurança e estamos bem organizados como os guardas. Estamos preparados se acontecer alguma coisa”, expressou Graf.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/guarda-suica-ha-510-anos-protegendo-o-papa-26506/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.