Gänswein tentou convencer Bento XVI a não renunciar. Mostra documentário

Segundo o ACI Digital (09/04/2021), coincidindo com o aniversário de 94 anos de Bento XVI no próximo dia 16 de abril, Goya Produções lançará um documentário que revela facetas desconhecidas do papa emérito, entre elas, que seu secretário pessoal, Dom Georg Gänswein, tentou convencê-lo a não renunciar ao pontificado.

O documentário de 54 minutos “Bento XVI, o Papa Emérito” foi dirigido por Andrés Garrigó, fundador de Goya Produções e também diretor de documentários como Fátima, o Último Mistério e Coração Ardente

Goya Produções destaca que esta nova produção se concentra na época em que o então cardeal Joseph Ratzinger estava a serviço do Papa João Paulo II como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e, posteriormente, como pontífice.

“Nessa época teve que enfrentar crises como a da Teologia da Libertação em sua versão marxista relacionada à guerrilha, e a dos casos de pedofilia que começavam a se revelar naquele momento. Como Papa, eleito em 2005, enfrenta duas tarefas imensas: externamente, defender a doutrina católica contra a ‘ditadura do relativismo’ e, internamente, a reforma da Igreja, começando pela confusa estrutura das finanças vaticanas”, afirmou a produtora.

Sobre o tema da renúncia ao papado, Goya Produções assinala que não fez nenhum tipo de julgamento, mas revela a tentativa de Dom Gänswein de dissuadi-lo. “O Papa lhe respondeu que havia rezado e que não tinha volta…assim como aconteceu”, continua a produtora de cinema católico.

Entre os outros especialistas entrevistados para o documentário estão os cardeais Gerhard Müller, Julián Herranz e Antonio María Rouco; historiadores como o francês Bernard Ardura; vaticanistas como os italianos Aldo Maria Valli da RAI, e Andrea Tornielli, atualmente no Dicastério de Comunicação; e Andrea Monda hoje diretor do L’Osservatore Romano.

Alguns amigos de Bento XVI, como o teólogo canadense Réal Tremblay, e a socióloga alemã Gabriele Kuby, também trazem novas perspectivas.

“Bento XVI, o Papa Emérito” pode ser alugado online, em espanhol e inglês, a partir de sexta-feira, dia 16 de abril, na plataforma estrenosdecinedigital.com.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/ganswein-tentou-convencer-bento-xvi-a-nao-renunciar-mostra-documentario-19300

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.