Fundação JMJ Lisboa 2023 entrega mais de 500 toneladas de alimentos para Banco Alimentar

Segundo o ACI (23/01/2024), a Fundação JMJ Lisboa 2023, responsável pela Jornada Mundial da Juventude que aconteceu na capital portuguesa entre 1º e 6 de agosto do ano passado, entregou 514 toneladas de alimentos e água ao Banco Mundial contra a Fome, o que permitiu beneficiar mais de 145 mil pessoas.

O aproveitamento dos excedentes e sobras de alimentos da JMJ foi possível por causa de uma colaboração entre a Fundação JMJ 2023 e o Banco Alimentar.

Os Bancos Alimentares são “Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas”, diz o site da instituição. A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome “conta atualmente com 21 Bancos Alimentares em atividade” em Portugal.

“Logo no final da missa do Campo da Graça”, em 6 de agosto no encerramento da JMJ, a Fundação JMJ Lisboa 2023 e o Banco Alimentar “iniciaram os processos de recolha dos alimentos que foram deixados no Parque Tejo”, em que foram recuperadas cerca de 25 toneladas de bens, disse um comunicado enviado à Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Esses bens “foram certificados de que estavam próprios para consumo e juntaram-se a cerca de 370 toneladas de alimentos e água, dos kits preparados para os peregrinos, assim como todas as sobras dos locais de acolhimento de voluntários e participantes da Jornada que não foram utilizados”.

A fundação também entregou ao Banco Alimentar “mais de uma tonelada de garrafas de água de excedentes”. Segundo a instituição, os bens recolhidos permitiram a distribuição de alimentos “a 925 instituições de solidariedade social espalhadas por todo o país e que beneficiaram mais de 145 mil pessoas carenciadas”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57193/fundacao-jmj-lisboa-2023-entrega-mais-de-500-toneladas-de-alimentos-para-banco-alimentar

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.