Fotografias inéditas do Padre Pio são divulgadas

As imagens foram registradas por Elia Stelluto, o ‘fotógrafo do Padre Pio’, e agora estão disponíveis gratuitamente para todos os católicos.

Segundo o site Gaudium Press (03/05/2024), a Fundação São Pio divulgou dez fotografias inéditas de São Pio de Pietrelcina, todas elas agora estão disponíveis de forma gratuita no website: therealsaintpio.org. As imagens, apresentadas no início desta semana em coletiva de imprensa no Arquivo de Cinema do Vaticano, foram registradas por Elia Stelluto, o “fotógrafo do Padre Pio”.

A iniciativa “Fotografias de São Pio – Memórias de um Santo”, patrocinada pelo Dicastério para a Comunicação e do Dicastério para a Educação e Cultura, ocorreu como forma de celebrar os 25 anos da Beatificação de Padre Pio e os 10 anos da Fundação São Pio. A cerimônia contou com a presença de Elia Stelluto e de Luciano Lamonarca, fundador da Fundação São Pio.

As memórias do fotógrafo do Padre Pio

Stelluto comentou que já tinha o desejo de doar as fotos ao mundo católico e aos filhos espirituais do Padre Pio. Atualmente, quem cuida do seu imenso arquivo fotográfico, composto por cerca de três mil instantâneos e vários filmes, é o seu neto, Rubén Lobos. Os filmes foram digitalizados e, segundo Lobos, ainda existem muitas fotos inéditas do frade de Pietrelcina através das quais é possível conhecer o seu quotidiano.

Na opinião de Dom Felice Accrocca, Arcebispo de Benevento, Diocese onde Padre Pio viveu os primeiros anos de sua vida, estas fotografias também ajudam a reconstruir a vida do Santo italiano, ressaltando ser importante contextualizar o ambiente em que o religioso nasceu e cresceu e delinear tudo o que distinguiu sua personalidade, moldada pelos hábitos e costumes locais.

As iniciativas da Fundação São Pio

Luciano Lamonarca destacou que ao compartilhar estas imagens inéditas, a Fundação quer divulgar São Pio de Pietrelcina como o rosto de uma pessoa humilde e que tornar estas imagens acessíveis é tornar o Padre Pio mais conhecido por quem simplesmente o identifica como o santo estigmatizado. Além das fotografias, também foram disponibilizados alguns recursos como ‘A canção do Padre Pio’ composta pelo músico de Foggia Rico Garofalo junto com seu amigo e letrista Gino Scauzillo.

Também foram selecionadas 365 cartas escritas por São Pio de Pietrelcina aos seus diretores espirituais e filhos espirituais, para servir de guia a quem busca uma fonte de inspiração. Estes escritos foram traduzidos para cinco idiomas. Outra surpresa é um documentário sobre o Santo italiano, que está sendo preparado. “Queremos dar uma mensagem de esperança, devemos estar mais em comunhão conosco e com os outros, e acredito e espero que o Padre Pio incite as pessoas a serem mais pacíficas”, concluiu Lamonarca. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/fotos-ineditas-do-padre-pio-sao-divulgadas/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.