Festa de Sant’Ana é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte

Os primeiros registros da Festa de Sant’Ana em Caicó são do ano de 1748.

Segundo o Gaudium Press (21/07/2022), as festividades de Sant’Ana em Caicó, Currais Novos e Santana do Matos, foram recentemente reconhecidas pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

Com o tema “é tempo de reencontro”, a 214ª edição da Festa de Sant’Ana foi iniciada no último sábado, 16, contando com a presença de milhares de devotos que participaram da procissão de abertura das festividades, que após dois anos voltou a ocorrer de forma presencial.

Patrimônio cultural imaterial

A lei que reconhece a Festa de Sant’Ana como patrimônio cultural imaterial é de autoria do deputado Ubaldo Fernandes. Após ter sido aprovada no plenário da Assembleia Legislativa, a lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e oficializada com a publicação no Diário Oficial do Estado no dia 12 de julho.

Os primeiros registros da Festa de Sant’Ana em Caicó são do ano de 1748. Desde o ano de 2010 estas celebrações religiosas em honra a santa padroeira da região são consideradas como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Festa de Sant’Ana do Caicó

São mais de 260 anos de festividades, que estão enraizadas no cotidiano das comunidades do Caicó e reúnem diversos rituais religiosos e manifestações culturais. A Festa de Sant’Ana acontece anualmente entre a quinta-feira anterior ao dia 26 de julho, dia de Sant’Ana, até o domingo seguinte. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/festa-de-santana-e-reconhecida-como-patrimonio-cultural-imaterial-do-rio-grande-do-norte/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.