Faculdades católicas dos EUA têm vitória sobre ideologia de gênero nos esportes

Segundo o ACI Digital (20/12/2021), em uma virada surpreendente e emocionante, a constituição da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA), órgão que organiza o esporte universitário nos EUA, aprovada pelos diretores na quinta-feira, 16 de dezembro, é muito semelhante ao que as faculdades religiosas queriam e não força as escolas a aceitar a participação de homens que se consideram “trans” em esportes femininos.

Ótima notícia, bem a tempo da festa do Natal: no último momento antes de aprovar a nova constituição revista, o conselho administrativo da NCAA acrescentou ampla proteção para que as faculdades católicas e de outras religiões continuem participando do esporte universitário.

A constituição ainda precisa ser ratificada pelos membros em 20 de janeiro, mas o projeto que eles estarão considerando melhorou muito.

Faculdades católicas e de outras denominações cristãs têm lutado bravamente para se defender contra uma proposta de emenda à constituição da NCAA que parecia ter a intenção de expulsar as faculdades religiosas com visões tradicionais (ou seja, verdadeiras e racionais) de sexualidade e gênero.

Com a emenda de que as faculdades devem “cumprir as leis federais e estaduais e ordens locais, incluindo o respeito à igualdade de gênero, diversidade e inclusão”, a NCAA parecia estar enfrentando as faculdades religiosas, pelo menos as que permaneceram fiéis à tradição cristã e se recusaram a violar a integridade dos esportes femininos e a santidade do casamento e da sexualidade.

Isso foi o resultado do lobby de ativistas, incluindo a anticatólica Campanha de Direitos Humanos (HRC, grupo fundado nos anos 1980 para financiar campanhas de candidatos pró-homossexuais a cargos políticos). O grupo enviou uma carta no mês passado aos diretores da NCAA reclamando que o projeto da constituição não adotava explicitamente a ideologia de gênero. Embora HRC reclamasse de leis estaduais e locais que impedem homens de competir nos esportes femininos, os redatores da constituição da NCAA cederam à pressão muito mais ampla de muitos Estados, condados, cidades e até mesmo do governo federal dos EUA para forçar a ideologia de gênero em escolas e faculdades.

Isso viola, é claro, a cláusula de Livre Exercício da Primeira Emenda, ao interferir na capacidade das faculdades religiosas de se conformar a suas crenças religiosas, e as faculdades provavelmente venceriam quando contestassem na Justiça as violações de sua liberdade religiosa. No entanto, o esboço da constituição da NCAA da semana passada poderia ter permitido à associação proibir a participação de faculdades católicas, mesmo durante a luta no tribunal para preservar sua missão.

“A tentativa católica de usar o esporte para a formação integral da pessoa humana e para dar louvor e honra ao Criador é subvertida por ideologias concorrentes na cultura comum, especialmente a ideologia de gênero”, diz a Cardinal Newman Society para políticas de atletismo nas escolas e faculdades católicas. “O problema é maior do que apenas política sexual. Os educadores católicos devem resistir às teorias de gênero que visam aniquilar o conceito de natureza e nossa compreensão de quem somos e como existimos no mundo.” A Cardinal Newman Society é uma organização leiga católica americana fundada em 1993 para “promover e defender a educação católica fiel”.

Faculdades fiéis à doutrina católica, incluindo o Benedictine College, The Catholic University of America, a University of Mary e a Walsh University, juntaram-se a muitas outras faculdades religiosas para exortar a NCAA a adicionar outra disposição à sua constituição, garantindo os seus direitos de defender as suas missões religiosas. O esforço teve sucesso, quando os diretores da NCAA aprovaram a constituição final.

O texto proposto pelo Conselho de Faculdades e Universidades Cristãs dizia: “Consistente com os princípios de controle institucional, nada neste documento deve ser interpretado para restringir ou limitar instituições religiosas privadas de adotar ou manter políticas consistentes com seus direitos legais como instituições religiosas privadas.”

Ninguém no NCAA deveria ter problemas com esse texto. Mas a agenda “woke” impediu sua inclusão no projeto final de constituição apresentado aos diretores da NCAA na semana passada, antes que eles aparentemente decidissem que perder as faculdades católicas como membros seria prejudicial para a associação e claramente injusto para as instituições religiosas.

Em uma virada surpreendente e emocionante, a constituição aprovada na quinta-feira, 16 de dezembro, é muito parecida com o que as faculdades religiosas queriam: “Nenhuma disposição desta constituição deve ser interpretada no sentido de restringir ou limitar faculdades e universidades, públicas ou privadas, de adotar ou manter missões e políticas consistentes com seus direitos legais ou obrigações como instituições de alto aprendizado.”

Deo gratias! Veremos se a constituição será aprovada em 20 de janeiro. Mas os colégios religiosos já deram um importante passo à frente e, com seu testemunho, mostraram a importância de nunca ceder aos piores elementos de nossa cultura. Vale a pena lutar pela educação católica fiel, e foram as faculdades menores, mas mais fiéis, que ajudaram a alcançar essa proteção.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/faculdades-catolicas-dos-eua-tem-vitoria-sobre-ideologia-de-genero-nos-esportes-69559

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
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