Exposição de Presépios do Santuário São Francisco de Assis se torna permanente

Normalmente esta exposição era encerrada em janeiro, na Festa da Epifania, a partir deste ano, porém, a mostra permanecerá disponível para visitação.

Segundo o site Gaudium Press (13/12/2021), no último dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, foi aberta ao público a Exposição Franciscana de Presépios do Santuário São Francisco de Assis, localizada na região central de São Paulo. Nesta mesma data, foi iniciado o Ano Jubilar pelos 375 anos de fundação do Convento e da Igreja de São Francisco.

“O povo que andava nas trevas viu uma luz”

Normalmente esta exposição era encerrada em janeiro, na Festa da Epifania, a partir deste ano, porém, a mostra permanecerá disponível para visitação, sendo renovada a cada final de ano. Esta 32ª edição do presépio segue o tema “O povo que andava nas trevas viu uma luz”, inspirado na primeira leitura da Solenidade de Natal, do Profeta Isaías.

Exposição de presépios realizada há mais de três décadas

A Exposição Franciscana de Presépios do Santuário e Convento São Francisco de Assis é realizada desde o ano de 1989. A cada edição, a cena do Menino Jesus na manjedoura ao lado de Nossa Senhora e São José é retratada com diferentes materiais e de diversas formas através das mãos de artesões do mundo inteiro. No total, mais de 900 presépios provenientes de diversas partes do Brasil e também de outros países já fizeram parte da mostra.

São Francisco de Assis e os presépios

Os presépios podem ser apreciados em um novo espaço cultural no claustro do Convento, recentemente restaurado, a partir de onde também é possível ter uma vista única da igreja e do altar-mor de São Francisco. Esta exposição recebe um destaque especial por ocorrer justamente em uma igreja franciscana, pois São Francisco de Assis é conhecido como o primeiro a montar um presépio de Natal. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/exposicao-de-presepios-do-santuario-sao-francisco-de-assis-se-torna-permanente/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.