Êxito na luta contra as atividades ilegais no sistema financeiro do Vaticano

Segundo o ACI (27/04/2018), a Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé apresentou seu relatório anual relativo a 2017, no qual se observa cada vez mais efetividade na luta contra as atividades ilegais.

O documento foi apresentado em uma coletiva de imprensa no Vaticano, no qual se examinam as atividades e as estatísticas da AIF do ano 2017, em que “se confirmou um sólido sistema de sinalização e situação eficaz da implementação do quadro regulatório da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”.

Além disso, a AIF “manteve uma abordagem proativa para a colaboração e troca de informação com seus correspondentes na luta contra as ações financeiras ilegais”.

Por sua parte, o presidente da AIF, René Brülhart, afirmou que 2017 “foi um ano de estabilização e normalização das atividades institucionais”. “Estabilização das medidas adotadas para estabelecer um marco regulatório eficaz e uma ação plena e sustentável. Padronização do sistema de sinalização que pode ser considerado sólido”.

Por outro lado, destacou-se que foram enviadas 150 notificações de atividades suspeitas, enquanto houve 207 no ano anterior.

“Tal tendência pode ser entendida positivamente porque em paralelo aumentou a qualidade dos mesmos, evidenciando uma consciência crescente e reforçando as funções de controle dos sujeitos assinalados”.

Além disso, realizaram oito investigações que foram transmitidas ao Promotor de Justiça do Vaticano.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/exito-na-luta-contra-as-atividades-ilegais-no-sistema-financeiro-do-vaticano-74291

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.