Estes são os dados que o peregrino da JMJ Panamá 2019 deve conhecer

Segundo o site ACI Digital (26/09/2018), quatro meses antes de começar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019, o Comitê Organizador Local (COL) divulgou vários dados para que os milhares de jovens possam desfrutar do evento a ser realizado de 22 a 27 de janeiro, no qual o Papa Francisco estará presente.

Entre os dias 17 e 21 de setembro deste ano, o governo do Panamá convidou o Grupo ACI para conhecer mais detalhes sobre o trabalho que se realiza para receber 250 mil jovens (200 mil estrangeiros e 50 mil locais), de 15 a 30 anos, provenientes de 190 países.

Eydin Solanilla, subsecretária de Atenção ao Peregrino da JMJ, disse que até o momento há 201 mil peregrinos inscritos, dos quais aproximadamente 30 mil são locais.

“Ou seja, estamos muito próximos desta meta que esperávamos, entendendo sempre que se espera outros tipos de participações”, comentou.

Além disso, sublinhou que esperam a participação de 500 bispos e quatro mil jornalistas de todo o mundo.

A seguir, algumas informações que podem ajudar o futuro peregrino:

O programa da JMJ

O Ministério das Relações Exteriores divulgou um programa geral da JMJ.

A Pré-Jornada ou Dias nas Dioceses será de 17 a 20 de janeiro de 2019. Esta é uma iniciativa opcional que permitirá que os jovens possam compartilhar momentos de oração e celebração com as comunidades eclesiais da igreja local.

Na terça-feira, 22 de janeiro, o Arcebispo do Panamá, Dom Domingo Ulloa, presidirá a Missa de abertura.

Na quarta-feira, 23, haverá catequeses; e será realizado o “Festival da Juventude” um programa religioso, artístico-cultural; o “Festival do Perdão”, local onde haverá confissões à tarde e, à noite, oração em frente à Cruz da JMJ e adoração Eucarística; e, finalmente, uma feira vocacional.

Na quinta-feira, 24, realizarão as mesmas atividades do dia anterior e também haverá uma cerimônia de acolhida ao Papa Francisco.

Na sexta-feira, 25, serão realizadas as mesmas atividades da quarta e da quinta-feira; e a Via Sacra, onde será levada a Cruz da JMJ que foi entregue pelo Papa à delegação do Panamá.

No sábado, 26, haverá uma vigília de adoração.

Finalmente, no domingo, 27, o Papa Francisco presidirá a Missa de encerramento, para a qual são esperadas cerca de 800 mil pessoas.

Solanilla destacou que o peregrino não só “terá momentos de catequese”, mas também outras opções como “o festival da juventude que terá palcos para que os jovens convivam com a cultura, a música e a arte”.

Do mesmo modo, acrescentou que haverá uma “área de turismo religioso” como “a rota das igrejas no ‘Casco Antigo’ ou lugares de peregrinação”.

“Quando entregarem a guia do peregrino, esta terá todas as informações necessárias para organizar o seu itinerário”, indicou.

Benefícios do peregrino

Solanilla explicou que a Secretaria Executiva de Apoio do Governo ajuda a organização da JMJ a garantir o transporte, a segurança e a saúde.

Por isso, explicou que o “Comitê Organizador Local está garantindo a participação das pessoas que se inscrevem através de um kit peregrino, um cartão de transporte, um vale para diferentes restaurantes e um seguro de saúde durante a estadia de cada participante”.

Hospedagem

Solanilla explicou que no caso da hospedagem e acolhida, buscam chegar à meta de 81 mil hospedagens em casas de famílias.

“Chegamos a mais de 55% deste objetivo. Além disso, existem outros tipos de hospedagens que já têm 90% garantidos em colégios, ginásios, paróquias e também em áreas de acampamento”, afirmou.

Para acessar ao formulário de inscrição de peregrino, ingresse AQUI.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/estes-sao-os-dados-que-o-peregrino-da-jmj-panama-2019-deve-conhecer-87727

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.