Este país celebrou sua primeira Missa em língua de sinais

Em 15 de janeiro, dia em que muitos países da América celebram o Santo Cristo de Esquipulas, a Diocese de Penonomé (Panamá) celebrou a primeira Missa com tradução em língua de sinais no país.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, o diretor da Pastoral de Comunicação da Diocese, Pe. Rufino Morán, assinalou que essa Missa foi possível graças à iniciativa do Bispo local, Dom Edgardo Cedeño, e da Secretaria Nacional de Deficiência (SENADIS).

Créditos: Diocese de Penonomé

Enquanto o Bispo de Chitré e presidente da Conferência Episcopal do Panamá, Dom Rafael Valdivieso, celebrava a Missa, uma mulher traduzia suas palavras para a língua de sinais, para que pudessem ser compreendidas pelas pessoas com deficiência auditiva.

A celebração do Cristo de Esquipulas é uma das “primeiras manifestações religiosas em nível da Diocese de Penonomé, onde milhares de pessoas se reúnem na paróquia de Antón”, disse o Pe. Morán.

Créditos: Diocese de Penonomé

A paróquia acolhe peregrinos do país e do exterior que se aproximam para rezar a Jesus e muitos deles são pessoas com alguma deficiência.

O sacerdote assinalou que a iniciativa de incluir a tradução na língua de sinais nasceu ao entender a necessidade de permitir que todos os fiéis tenham a mesma capacidade de viver a Santa Missa.

Pe. Morán enfatizou que poder oferecer essa oportunidade aos fiéis foi “uma experiência maravilhosa, porque viviam todos os momentos da Eucaristia, sentiam que eram participantes. Sentiam que não eram excluídos, mas que estavam compenetrados no que estava sendo celebrado”.

Além disso, indicou que essa prática não é contrária à liturgia, tomando como exemplo a experiência que o Panamá teve ao sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019.

“Quando há idiomas diferentes, também ocorre a tradução. E como uma homilia ou oração podem ser traduzidas, por que não expressar também aos nossos irmãos que, por diversos motivos não têm a capacidade de escutar, de ver e de ser participantes desse grande mistério?”, acrescentou.

“A Igreja está sempre buscando inclusão”, comentou.

Outras paróquias da Diocese demonstraram interesse em trabalhar em conjunto com instituições estatais, a fim de incluir a língua de sinais em suas Missas.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

 

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/este-pais-celebrou-sua-primeira-missa-em-lingua-de-sinais-15604

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.