Este mundo vai acabar?

Mundo-Imagem-divulgaçao-internet“Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça”. 2 Pd 3,13

O ensinamento da Igreja diz que não; diz que ele será “transformado”. Haverá “céus novos e da terra nova” (2 Pd 3,13; Ap 21,1). O nosso Catecismo diz que “no fim dos tempos, o Reino de Deus chegará à sua plenitude. Então, os justos reinarão com Cristo para sempre, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo material será transformado (§ 1042; §1060). Então, o universo não vai “sumir”, mas passará por uma renovação que não sabemos como será.

Jesus não fala em fim do mundo como se ele fosse desaparecer; mas fala em “renovação” do mundo:

“Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel”. Mt 19, 28

Leia também: Por que Deus criou o mundo?

O Fim do Mundo ou a Renovação do Mundo? EB

A Igreja é Escatológica

O Catecismo reafirma que chegará o tempo da “restauração de todas as coisas, e com o gênero humano também o mundo todo”, que está intimamente ligado ao homem e por meio dele atinge sua finalidade, encontrará sua restauração definitiva em Cristo” (cf. CIC, §1042)

“Também o universo visível está destinado a ser transformado, “a fim de que o próprio mundo, restaurado em seu primeiro estado, esteja, sem mais nenhum obstáculo, a serviço dos justos” (Santo Irineu, Adv. Haer. 5,32,1), participando de sua glorificação em Cristo ressuscitado. (§ 1047).

Sabemos que o pecado do homem feriu também a criação material que saiu ilesa das mãos de Deus. São Paulo diz que ela sofre por causa do pecado. “Quanto ao cosmos – diz o Catecismo – a Revelação afirma a profunda comunidade de destino do mundo material e do homem: pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente. (Rm 8,19-23)” (CIC, § 1046).

Não era para a terra produzir espinhos e abrolhos, e nem o homem deveria tirar dela o pão de cada dia com o suor do seu rosto. Isso é fruto do pecado; mas Deus restituirá à Criação o seu estado original. Como será isso?

Não sabemos, não temos capacidade intelectual para compreender tão grande e misteriosa transformação; por isso não adiantaria nada Deus nos revelar mais do que revelou.

Assista também: O que a Igreja ensina sobre o fim do mundo?

O que são novos céus e nova terra que se refere o livro do Apocalipse?

Estamos preparados para encontrar o Senhor?

Esta renovação do mundo, que há de transformar a humanidade e renovar o mundo, e que a Sagrada Escritura a chama de “céus novos e terra nova” para nós é misteriosa (2Pd 3,13), supera nosso entendimento.

“Ignoramos o tempo da consumação da terra e da humanidade e desconhecemos a maneira de transformação do universo. Passa certamente a figura deste mundo deformada pelo pecado, mas aprendemos que Deus prepara uma nova morada e nova terra. Nela reinará a justiça, e sua felicidade irá satisfazer e superar todos os desejos de paz que sobem aos corações dos homens” (CIC, §1048)

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.