Encontradas relíquias nos escombros da Catedral Christchurch

Os objetos sagrados estavam “guardados” em potes de café e garrafas de refrigerante e enterrados sob o concreto do solo da capela…

Segundo o Gaudium Press (19/04/2021), o mais recente tesouro recuperado dos escombros da Catedral do Santíssimo Sacramento, em Christichurch, na Nova Zelândia, que foi seriamente danificada e semidestruída pelos devastadores terremotos de 2010 e 2011 é uma coleção de relíquias católicas descoberta por uma equipe de trabalhadores que trabalha na recuperação da Catedral.

O que surpreende é que as relíquias sagradas foram preservadas porque se encontravam enterradas no subsolo da igreja e guardadas em prosaicos potes utilizados para guardar café…

De acordo com o jornal The Guardian, o processo de demolição preventiva foi lento porque, muitas vezes, os trabalhadores tesouros soterrados que os faziam parar.

Entre as descobertas estão incluídas pedras do altar, um presépio e uma caixa de coleta de donativos para promoção de atos de caridade que continha moedas fora de circulação.

A mais importante e preciosa descoberta até agora é esta coleção de relíquias que já foram, outrora, expostas depois de reunidas pelo Bispo John Grimes em suas viagens pela Europa, no século 19. no século 19 pela Europa e que na década de 1970, porém, foram enterradas embaixo do solo da capela.

Relíquias enterradas em potes usados para colocar café…

As relíquias estavam em potes de café, que as protegeram durante os últimos 40 anos.

O maior dos dois potes continha vários fragmentos de ossos de santos. O frasco menor continha pequenos relicários com pedaços de tecido ou carne de figuras católicas históricas.

No meio das descobertas encontrou-se também uma velha garrafa usada para refrigerante que continha um pequeno papel enrolado. Ainda não se desenrolou o papel, mas, crê-se que seu conteúdo possa ajudar na identificação das relíquias.

Depois dos desleixos para com as relíquias que têm tudo para serem autênticas, as autoridades arquidiocesanas atuais explicaram em um post no Facebook que as relíquias da igreja serão expostas para veneração na nova catedral. (JSG)

(Fonte Aleteia-foto- identidadesdopatrimonio.blogspot.com)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/encontradas-reliquias-nos-escombros-da-catedral-christchurch/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.