Em mensagem de vídeo, Papa reitera chamado a ser uma Igreja em saída

Segundo o ACI (03/07/2019), em preparação para o próximo Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa Francisco gravou uma mensagem em vídeo na qual reiterou seu chamado a ser uma Igreja “em saída”, que busca os mais distantes e excluídos da sociedade.

O vídeo foi publicado em 2 de julho pela Seção de Migrantes e Refugiados da Santa Sé, em preparação para o dia 29 de setembro, que tem como tema “Não se trata apenas de migrantes”.

Em sua mensagem, o Santo Padre assinala que “o mundo atual é cada dia mais elitista e cada dia é mais cruel com os excluídos”. Também indicou que “os países em desenvolvimento continuam sendo depauperados dos seus melhores recursos naturais e humanos em benefício de poucos mercados privilegiados”.

“As guerras abatem-se apenas sobre algumas regiões do mundo, enquanto as armas para as fazer são produzidas e vendidas noutras regiões, que depois não querem ocupar-se dos refugiados, não querem, não o aceitam”, denunciou.

“Quem sofre as consequências são sempre os pequenos, os pobres, os mais vulneráveis, a quem se impede de sentar-se à mesa deixando-lhe as ‘migalhas’ do banquete”.

Neste sentido, Francisco reiterou seu chamado para ser uma Igreja “em saída”, que “sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos, aqueles que nós mesmos excluímos como sociedade”.

“O desenvolvimento exclusivista torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. O inclusivo e fecundo, projetado para o futuro”, concluiu o Papa.

O vídeo foi publicado um dia após o anúncio de que o Papa celebrará no dia 8 de julho uma Missa para os migrantes na Basílica de São Pedro do Vaticano.

A Missa é para comemorar o sexto aniversário da visita de Francisco à ilha italiana de Lampedusa, onde costumam chegar os migrantes do norte da África. Cerca de 250 pessoas participarão da Eucaristia, entre migrantes, refugiados, voluntários e trabalhadores que se comprometeram a salvar a vida dessas pessoas.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/em-mensagem-de-video-papa-reitera-chamado-a-ser-uma-igreja-em-saida-92681

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.