É verdade que no primeiro milênio os padres, bispos e papas eram casados?

O celibato na Igreja Católica começou no Concílio regional de Euvira, na Espanha, de onde se espalhou para o Ocidente, até que o Concílio do Latrão o tornou obrigatório.

Leia também: O que é o celibato?

A questão do celibato sacerdotal

Por que o celibato do sacerdote?

A Igreja foi entendendo melhor o que Jesus desejava; Ele foi celibatário, e a maioria dos Apóstolos também foram. Jesus elogia o celibato em Mt 19,12s e S. Paulo o recomenda vivamente em 1Cor 7, 25s. O celibato deixa o sacerdote livre de todas as preocupações familiares para se dedicar exclusivamente a Deus. Só deve optar por ele quem de fato foi chamado por Deus a este tipo de vida.

Assista também: Se os Apóstolos eram casados, por que Padres não se casam?

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.