É caluniado e perseguido por ser cristão? O Papa diz o que deve fazer

Segundo o ACI Digital (27/04/2017), durante a Missa de hoje na Casa Santa Marta, o Papa Francisco mencionou algumas chaves sobre como responder diante das calúnias e das perseguições que todos os cristãos sofrem em algum momento da sua vida: sendo “testemunha de obediência”.

Ao comentar a primeira leitura da Missa, Francisco disse que São Pedro nos diz que “é necessário obedecer a Deus antes que aos homens”, mostrando que “o cristão é testemunha de obediência”.

“O cristão é uma testemunha da obediência e se nós não estamos neste caminho de crescer no testemunho da obediência, não somos cristãos. Pelo menos caminhar por esta estrada: testemunha de obediência. Como Jesus. Não é testemunha de uma ideia, de uma filosofia, de uma empresa, de um banco, de um poder, é testemunha de obediência. Como Jesus”.

Isto é possível porque “é uma graça do Espírito Santo”: “Somente o Espírito pode nos fazer testemunhas de obediência. ‘Não, eu vou naquele mestre espiritual, eu leio este livro…’. Tudo está bem, mas somente o Espírito pode transformar o nosso coração e pode nos fazer a todos testemunhas de obediência”.

“É uma obra do Espírito e devemos pedir a ele, é uma graça a ser pedida: ‘Pai, Senhor Jesus, envia-me o teu Espírito para que eu me torne uma testemunha de obediência’, isto é, um cristão”.

Mas, ser testemunha de obediência implica algumas consequências, como as “perseguições”. “Quando Jesus enumera as Bem-aventuranças, termina com: ‘Bem-aventurados quando vos perseguirem e insultarem’”.

O Santo Padre destacou que “a cruz não pode ser tirada da vida do cristão”. “A vida de um cristão não é um status social, não é um modo de viver uma espiritualidade que me faça bem, que me faça um pouco melhor. Isto não basta. A vida de um cristão é o testemunho em obediência e a vida de um cristão é repleta de calúnias, boatos e perseguições”.

Portanto, para ser testemunha é necessário pedir a Deus “a graça de tornar-se um testemunho de obediência” e de não amedrontar-se quando chegam “as calúnias”, porque o “o Espírito nos dirá o que responder”.

Leitura comentada pelo Papa:

Atos dos Apóstolos 5, 27-33

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”

29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/e-caluniado-e-perseguido-por-ser-cristao-o-papa-diz-o-que-deve-fazer-62813/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.