Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), é o novo presidente da CNBB

Segundo o ACI (06/05/2019), de acordo com a informação divulgada pela Arquidiocese de Belo Horizonte nesta segunda-feira, 6 de maio, o arcebispo da capital mineira, Dom Walmor de Olveira Azevedo, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sucedendo o Arcebispo de Brasília, o Cardeal Sérgio da Rocha. O novo presidente foi escolhido pelos membros do episcopado brasileiro que participam, em Aparecida (SP), da 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Nascido em 26 de abril de 1954, dom Walmor é natural de Côcos (BA). Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 9 de setembro de 1977 foi ordenado sacerdote, incardinando-se na arquidiocese de Juiz de Fora. É doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).

Dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa São João Paulo II, no dia 21 de janeiro de 1998. Sua ordenação episcopal foi no dia 10 de maio do mesmo ano. Em 2004, foi nomeado arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), iniciando o ministério em 26 de março daquele ano. Em outubro de 2008, dom Walmor foi escolhido para ser um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma.

Na CNBB, Dom Walmor já se desempenhou como secretário do Regional Nordeste 3 e membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB. É membro da Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, desde 2009. O arcebispo de Belo Horizonte também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB – que compreende os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco membro da Congregação para as Igrejas Orientais. Desde 2010, o arcebispo é referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de ordinário do próprio rito.

Nos próximos dias serão escolhidos também o vice-presidente e o secretário-geral da entidade.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/dom-walmor-oliveira-arcebispo-de-belo-horizonte-mg-e-o-novo-presidente-da-cnbb-30115

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.