Dom Marcony Vinícius Ferreira é o novo arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil

Segundo o ACI Digital (14/03/2022), a Santa Sé nomeou dom Marcony Vinícius Ferreira arcebispo ordinário militar. Dom Marcony, até agora bispo auxiliar de Brasília (DF), substitui dom Fernando José Monteiro Guimarães no governo pastoral do Ordinariado Militar do Brasil.

O Ordinariado Militar do Brasil é uma circunscrição cclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada diretamente à Santa Sé, que participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília. O arcebispo militar do Brasil é o responsável por todas as capelanias militares católicas do país.

Nascido em Brasília em 3 de março de 1964, dom Marcony foi o primeiro sacerdote ordenado na arquidiocese. Com a designação para o ministério episcopal, tornou-se o primeiro bispo nascido na capital federal.

Dom Marcony cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília. Ele ainda tem pós-graduação na área de Liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina (ITEPAL), em Bogotá. Especializou-se em Teologia Litúrgica, frequentando primeiramente o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.

Já dom Fernando José Monteiro Guimarães nasceu em 19 de julho de 1946, na cidade de Recife (PE), e frequentou o Seminário Menor dos Redentoristas em Garanhuns (PE), entre 1958 e 1961, continuando os estudos no Seminário Redentorista de Campina Grande (PB), em 1962 e 1963.

É doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989), e mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma. O novo arcebispo emérito recebeu diversas condecorações, como a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice, concedida pelo Vaticano, e ordens honoríficas das Forças Armadas.

Por ocasião das nomeações, a CNBB emitiu duas saudações, uma dirigida a dom Marcony e outra a dom Fernando.

Saudação a dom Marcony:

Estimado irmão, Dom Marcony Vinícius Ferreira,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil. Nessa nova missão, possa o Espírito Santo o inspirar para esse serviço de especial singularidade, à frente daqueles que acompanham espiritualmente os militares do nosso País.

Junto com nossas felicitações e votos de um frutuoso ministério, gostaríamos de oferecer essa reflexão do Papa Francisco, para iluminar sua trajetória:

“Neste período, no qual estamos a viver uma «terceira guerra mundial por etapas», vós sois chamados a alimentar nos militares e nas suas famílias a dimensão espiritual e ética, que os ajude a enfrentar as dificuldades e as interrogações muitas vezes dilacerantes, ínsitas neste peculiar serviço à Pátria e à humanidade”.

(Discurso do Papa Francisco aos capelães militares participantes no IV Curso de Formação em Direito Internacional Humanitário)

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, o acompanhe e proteja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo de Belo Horizonte (MG)

Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre (RS)

Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva

Arcebispo eleito de Cuiabá (MT)

Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Secretário-geral da CNBB


Agradecimento a dom Fernando:

Estimado irmão, Dom Fernando José Monteiro Guimarães,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal, que agora entra em nova etapa, com a emeritude.

Receba o nosso agradecimento pela dedicação ao Povo de Deus da Diocese de Garanhuns, no Pernambuco, e aos fiéis sob os cuidados pastorais do Ordinariado Militar do Brasil.

Que esta nova etapa de sua vida, com as graças próprias do tempo, seja oportunidade de fortalecer ainda mais sua consagração, frutificando em bênçãos para a Igreja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo de Belo Horizonte (MG)

Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre (RS)

Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva

Arcebispo eleito de Cuiabá (MT)

Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Secretário-geral da CNBB

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/dom-marcony-vinicius-ferreira-e-o-novo-arcebispo-do-ordinariado-militar-do-brasil-81222

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.