YouTube Twitter RSS Facebook
  • Editora
  • Prof. Felipe Aquino
  • Programa de Parceria
  • Contato
YouTube Twitter RSS Facebook
  • +55 (12) 3152-6566

    RUA OLAVO BILAC, 545 BAIRRO DA CRUZ – LORENA / SP

 Menu
Ir para o conteúdo
  • Home
  • Catequese
  • Doutrina e Teologia
  • Espiritualidade
  • História da Igreja
  • Notícias
  • Relacionamentos
  • Santo do dia
  • Loja

Diálogo não é relativismo, diz o papa aos responsáveis pelo Prêmio Nobel

  Por Prof. Felipe Aquino • 22 de novembro de 2021 Notícias, Palavras do Papa, Papa e Santa Sé

O site ACI Digital publicou no último dia 19 de novembro a seguinte notícia:

“Diálogo não é sinônimo de relativismo, ao contrário, uma sociedade é tanto mais nobre quanto mais cultiva a busca da verdade e está enraizada em verdades fundamentais”, disse o papa Francisco aos membros da Academia Sueca, instituição responsável pelo Prêmio Nobel que recebeu hoje, 19 de novembro.

O papa fazia um apelo ao diálogo para superar os desafios que a pandemia do coronavírus representa para o mundo de hoje.

Em seu discurso aos membros da academia sueca, o papa lamentou que “a longa crise da pandemia esteja colocando a capacidade de diálogo com os outros em uma dura prova. Isto certamente se deve tanto aos períodos de confinamento quanto ao fato de toda essa situação ter afetado as pessoas, muitas vezes de forma inconsciente”.

“Cada um se encontra um pouco mais distante do outro, um pouco mais fechado, talvez mais desconfiado; ou simplesmente estamos menos inclinados a nos encontrar, a trabalhar lado a lado, com a alegria e o esforço de construir algo juntos”.

Portanto, “a primeira coisa é tomar consciência desta realidade, que ameaça cada um de nós como pessoas, enfraquecendo a nossa capacidade de relacionamento e empobrecendo a sociedade e o mundo. Mesmo não intencionalmente, esta tendência pode levar à cultura da indiferença”.

Francisco destacou “a prática cotidiana do encontro e do diálogo” como “um estilo de vida que não vira notícia, mas ajuda a comunidade humana a ir adiante, a crescer na amizade social”.

Esta opção pelo diálogo é para o papa Francisco, “o caminho mestre para uma nova cultura”. Nesse caminho, ele citou como um perigo a ação das redes sociais, que podem “substituir o diálogo por uma multiplicação de monólogos, muitas vezes agressivos”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/dialogo-nao-e-relativismo-diz-o-papa-aos-responsaveis-pelo-premio-nobel-76226

Share this on WhatsApp

Related posts:

  1. Papa Francisco: “Com o príncipe deste mundo não se pode dialogar, que isso esteja claro!”
  2. Papa Francisco: Estamos nos acostumando a uma comunicação mais virtual e menos pessoal
  3. Papa valoriza o papel da mulher: Muitas vezes, é vítima de uma violência cega
  4. Papa Francisco: A cruz não é um enfeite para usar, mas o símbolo da fé cristã
Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Visualizar todos os posts porProf. Felipe Aquino →
Marcado  Academia Sueca, dialogo, Papa Francisco, Prêmio Nobel, Relativismo.
Adicionar a favoritos link permanente.
« Papa Francisco pede erradicação a chaga do trabalho infantil
Um jovem que não é capaz de sonhar envelheceu antes de seu tempo, diz papa Francisco »
  • Mapa do Site
Desenvolvido por Tiago Rafael
YouTube Twitter RSS Facebook
Posting....