Devoção eucarística é promovida por Bispos dos Estados Unidos

Os católicos norte-americanos foram incentivados a se aprofundar pela Fé e pelo amor no mistério dos mistérios, a presença real de Cristo na Eucaristia.

Segundo o site Gaudium Press (18/11/2021), durante a Assembleia Geral de Outono, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB) aprovou um documento intitulado “O mistério da Eucaristia na vida da Igreja”.

Promover a renovação eucarística

Através desse documento, os Bispos dos Estados Unidos conclamam os católicos norte-americanos a se aprofundarem pela Fé e pelo amor no mistério dos mistérios, a presença real de Cristo na Eucaristia.

Segundo o presidente da USCCB, Dom José Gómez, o documento está intimamente ligado a uma iniciativa com o objetivo de promover a renovação eucarística, incluindo planos para um Congresso Eucarístico Nacional no verão de 2024 em Indianápolis, Indiana.

O dom de Cristo na Eucaristia e a nossa resposta a este dom

Dividido em duas partes, “O dom de Cristo na Eucaristia” e “A nossa resposta a este dom”, o documento procura recordar aos católicos sobre a presença real de Cristo na Eucaristia e que Deus é generoso em dar a sua graça “se nós, pela sua graça, humildemente pedirmos a ele que nos dê o que precisamos”.

O documento episcopal reflete longamente sobre o “dom” da Eucaristia e destaca que ela deve ser entendida como um sacrifício, uma “reapresentação do sacrifício de Cristo, pelo qual nos reconciliamos com o Pai”.

Presença real de Cristo na Eucaristia

Outro aspecto essencial é a presença real de Cristo. “A realidade de que, na Eucaristia, pão e vinho se transformam verdadeiramente no Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, sem deixar de aparecer como pão e vinho aos nossos cinco sentidos, é um dos mistérios centrais da Fé Católica”, destacam os Bispos.

A pandemia de Covid-19 desencorajou alguns católicos de participar da missa pessoalmente, enquanto outros sentiram seu desejo de adorar a Cristo na Eucaristia fortalecido. Através desse documento, os católicos norte-americanos também são exortados a adorar a Cristo no Santíssimo Sacramento através da adoração, de procissões e da devoção das quarenta horas, assim como receber a sagrada comunhão. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/devocao-eucaristica-e-promovida-por-bispos-dos-estados-unidos/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.