Devemos dar testemunho cristão sem temer fofocas ou críticas, adverte o Papa

PapaFranciscoLOR1O site ACI Digital noticiou ontem (02/05/2016) que durante a Missa matutina na Casa Santa Marta, o Papa Francisco continuou suas reflexões sobre o papel do Espírito Santo na vida do cristão para assinalar que o Paráclito é quem dá as forças para suportar as perseguições, sejam grandes, como as que podem custar a vida ou pequenas, como as fofocas e as críticas.

O Pontífice recordou que estamos próximos da celebração de Pentecostes e as leituras se referem sempre mais ao Espírito Santo, como o Evangelho desta segunda-feira em que se refere a um duplo testemunho: aquele do Paráclito que nos dá o testemunho de Jesus e de nosso testemunho.

“Nós somos testemunhas do Senhor com a força do Espírito”, afirmou o Papa. Recordou que Cristo convida os discípulos a não se escandalizarem, porque o testemunho carrega consigo as perseguições; desde as “pequenas perseguições das fofocas” e das críticas, àquelas grandes perseguições, de que “a história da Igreja está repleta, que leva os cristãos à prisão e os leva até mesmo a dar a vida”.

Ambas as perseguições são “o preço do testemunho cristão”. Jesus advertiu que “’os expulsarão das sinagogas e chegará a hora em que alguém, ao matar vocês, pensará que está oferecendo um sacrifício a Deus”.

Entretanto, “o cristão, com a força do Espírito, testemunha que o Senhor vive, que o Senhor ressuscitou, que está entre nós e celebra conosco Sua Morte e Ressurreição, toda vez que nos dirigimos ao altar. O cristão dá também testemunho, ajudado pelo Espírito, em sua vida cotidiana, com o seu modo de agir, mas, muitas vezes, esse testemunho provoca ataques e perseguições”.

Em seguida, o Papa recordou uma passagem dos Atos dos Apóstolos em que o Senhor abriu o coração de uma mulher chamada Lídia, uma comerciante de púrpura que, na cidade da Tiatira, ouvia as palavras de Paulo.

“Essa mulher sentiu algo dentro de si, que a levou a dizer: ‘Isso é verdade! Eu estou de acordo com aquilo que este homem diz, este homem que testemunha Jesus Cristo. O que ele diz é verdade!’. Mas quem tocou o coração desta mulher? Quem lhe disse: ‘Ouça, porque é verdade’?”, perguntou Francisco.

“Foi precisamente o Espírito Santo que fez com que esta mulher sentisse que Jesus era o Senhor; fez com que sentisse que a salvação estava nas palavras de Paulo; fez com que esta mulher ouvisse um testemunho. O Espírito dá testemunho de Jesus e todas as vezes que nós sentimos no coração algo que nos aproxima de Jesus, é o Espírito que trabalha dentro de nós”, assinalou.

“O Espírito Santo que nos fez conhecer Jesus é o mesmo que nos impele a torná-lo conhecido, não tanto com palavras, mas com o testemunho de vida”.

Por isso, antes de concluir, o Pontífice convidou os fiéis a “pedir ao Espírito Santo que venha ao nosso coração para dar testemunho de Jesus, e dizer-lhe: ‘Senhor, que eu não me distancie de Jesus. Ensina-me o que Jesus ensinou. Faz-me lembrar o que Jesus disse e fez, e ajuda-me a testemunhar estas coisas. Que a mundanidade, as coisas fáceis, as coisas que vem do pai da mentira, do príncipe deste mundo, o pecado, não me distanciem do testemunho’”.

Primeira Leitura (At 16,11-15)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.

No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.

Após ter sido batizada, assim como toda sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

Evangelho (João 15,26–16,4a)

Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/devemos-dar-testemunho-cristao-sem-temer-fofocas-ou-criticas-adverte-o-papa-86040/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.