Despedida de um grande amigo

Nesta hora de dor e de saudade do querido amigo, conselheiro, confessor, mestre… Mons. Jonas Abib, não tem como não se lembrar dos 52 anos que caminhamos juntos nesta grande obra de evangelização que Deus o incumbiu de realizar com a Sua Graça.

Sua vida foi um hino de louvor a Deus, desde a sua infância. Já com 10 aninhos ele se entregava a Deus entrando no Seminário de Lavrinhas. Ordenado sacerdote dedicou sua vida aos jovens e adultos para evangelizá-los. Mesmo doente, tuberculoso, começou em Campos de Jordão os Encontros de Jovens (“Construíndo”) o qual eu tive a graça de participar.

Em seguida Deus o chamou para ser um arauto da Renovação Carismática Católica em todo o Brasil, se tornou um pregoeiro inspirado do Batismo no Espírito Santo, renovando multidões em igrejas, ginásios de esportes, campos de futebol, arrastando o povo para Deus.

Acima de tudo recebeu de Deus a missão de evangelizar pelos meios de comunicação; começou com uma minúscula rádio em Cachoeira Paulista, falida, e fez dela a grande Rádio Canção Nova, espalhando amor pelo ar. Em seguida ousou começar a TV Canção Nova, um desafio gigantesco.

Posso dizer que o milagre que realizou tudo isso foi a sua fé inquebrantável em Deus, fé operativa, que nunca recuou diante dos problemas, obstáculos, perseguições e medos. Nunca o vi dar um passo atrás, sempre em frente.

Assim ele nos deixou este legado de salvação, amor a Deus, e amor às almas, como seu Pai Dom Bosco: “Dai-me almas, Senhor!”. De fato ele cumpriu o lema do seu sacerdócio: “Feito tudo para todos”. Nunca vi este gigante triste, abatido e desanimado; sempre sorrindo, com uma memória invejável repetia o nome de todos, e abençoava sem demora.

Se é possível comparar sua vida com alguma realidade podemos dizer que iluminou o mundo como uma vela que se deixa queimar para poder dar luz a quem precisa. Sua vida neste mundo só se apagou quando a vela se queimou totalmente.

E que alegria saber que a Virgem Maria o trouxe nos seus braços para casa onde ali o acolheu na eternidade no seu dia de glória. No céu, como disse São Domingos de Gusmão, sem dúvida, nos valerá mais ainda diante de Deus do que nos valeu neste mundo. Que da eternidade ele sempre nos acompanhe com sua Bênção!

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.