De jogadora de basquete a freira de clausura: A história de Oriana Milazzo

Segundo o ACI Digital (28/06/2024), Oriana Milazzo, ex-jogadora de basquete da série A1 e atleta da seleção italiana, decidiu entregar sua vida ao Senhor. Aos 33 anos, idade de Cristo, abandonou a carreira esportiva para entrar para a vida contemplativa das Irmãs Pobres de Santa Clara.

Na sexta-feira (28) aconteceu a cerimônia de sua profissão solene, onde tomou o nome de Irmã Chiara Luce de Maria Dimora della Santissima Trinità, inspirada em santa Clara de Assis e na beata Chiara Badano.

A celebração aconteceuna Igreja de Santa Maria di Gesù de Alcamo, na província de Trapani, Sicília, sul da Itália, e foi celebrada pelo ministro provincial da Sicília, frei Antonio Catalfamo.

Como começou o seu caminho espiritual

Oriana, nascida na comuna de Canicattì em 1991, dividiu a paixão pelo basquete com sua irmã Ilaria, as duas chegaram à série A1 e à seleção nacional. Foi esta paixão que inicialmente levou Oriana a Alcamo, onde conheceu a comunidade das Irmãs Pobres, graças a uma família de terciários franciscanos.

Depois, mudou-se para o município de Priolo Gargallo onde estreou na série A1 e depois foi convocada para a seleção nacional. “Havia algo que me faltava, sentia uma insatisfação em mim”, disse Oriana ao meio de comunicação italiano Avvenire.

Ela começou a dedicar mais tempo à participação na paróquia e começou a estudar medicina com o sonho de ser médica missionária. Depois, mudou-se para Roma para continuar os estudos, mas sentia que nem isso era suficiente para ela.

“Em meu coração, começaram as perguntas para entender qual era o meu lugar no mundo para o meu próprio bem”, disse ela.

Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011, a atleta sentiu com bastante clareza o chamado de Deus. Depois de um período de discernimento e formação, decidiu entrar para as Clarissas. Passou dois anos como postulante em Alcamo, um ano de noviciado em Città della Pieve e depois voltou para Alcamo para a profissão temporal em 2019. “Senti como se estivesse voltando para casa”, confessou.

Uma comunidade religiosa com história

O Mosteiro de Santa Chiara foi fundado em 18 de julho de 1545 por três irmãs de famílias nobres de Alcamo: Antonina, Angela e Alberta Mompilleri. Restauraram um grande conjunto de casas de família e lá começaram a vida religiosa, fixando-se também na Igreja dos Santos Cosme e Damião, adjacente ao mosteiro.

Do mosteiro também surgiu a Fraternidade OFS Santa Clara de Assis.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58382/de-jogadora-de-basquete-a-freira-de-clausura-a-historia-de-oriana-milazzo

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.