Cresce o número de católicos no mundo, aponta relatório

As informações, que foram extraídas do último levantamento, feito em 31 de dezembro de 2020.

Segundo o site Gaudium Press (24/10/2022), por ocasião do Dia Mundial das Missões, celebrado no último domingo, 23, o Vaticano divulgou um relatório com estatísticas sobre a Igreja missionária em todo o mundo. As informações, que foram extraídas do último levantamento, feito em 31 de dezembro de 2020, apresentam dados sobre membros da Igreja, estruturas eclesiais, saúde, bem-estar e educação.

Aumento no número de católicos e diáconos permanentes

No final de 2020, o número de católicos no mundo chegou a 1,359 bilhão, um aumento global de 15,209 milhões de fiéis em relação ao ano anterior. O aumento ocorreu em todos os continentes, com exceção da Oceania. O número de Bispos diocesanos chegou a 4.156, contra 1.207 Bispos religiosos.

Também se constatou o aumento no número de diáconos permanentes, chegando a um total de 48.635. A América e a Oceania foram os continentes no qual foram registrados os maiores aumentos, já na Europa, Ásia e África houve uma queda.

Redução no número de sacerdotes e de religiosas

Já o número de sacerdotes diminuiu para 410.219 (um decréscimo de 4.117 padres). O aumento foi registrado sobretudo na África e na Ásia. A Europa foi o continente que registrou a maior diminuição, seguido pela América e a Oceania.

Dentre as religiosas houve uma diminuição de pouco mais de dez mil irmãs, totalizando 619.546. O aumento mais uma vez foi notado na África e na Ásia, já os decréscimos foram registrados na Europa, América e Oceania.

Número de seminaristas também registrou decréscimo

De acordo com o relatório, também houve uma redução no número de seminaristas maiores, diocesanos e religiosos. Com 2.203 vocacionados a menos, se chegou a um total de 111.855. Os aumentos foram registrados apenas na África.

Já entre os seminaristas menores, diocesanos e religiosos se registrou um decréscimo de 1.592, totalizando 95.398. As quedas foram registradas na América, Ásia e Europa. Já o aumento foi constatado na África e na Oceania. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/cresce-o-numero-de-catolicos-no-mundo-aponta-relatorio/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.