Coroas de Nossa Senhora fazem parte de exposição em Portugal

A iniciativa ‘Três Coroas, a mesma Padroeira’, reuniu a coroa das imagens de Nossa Senhora de Fátima, de Nossa Senhora do Sameiro, e de Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o site Gaudium Press (04/04/2022), a histórica coroa da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições do Santuário português, foi exposta durante o encerramento do Congresso Internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, que ocorreu na última semana.

Três Coroas, a mesma Padroeira

A iniciativa integrou a exposição ‘Três Coroas, a mesma Padroeira’, na qual, além da coroa de Fátima, também foram expostas as coroas de Nossa Senhora do Sameiro, de Braga e de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa.

Esta foi a segunda vez, neste ano de 2022, que a coroa saiu do Santuário, sem a Imagem, para participar de uma exposição. Em outubro de 2021 ela participou da 1ª Bienal de Joalheria Contemporânea, sendo exposta na Igreja de São Roque, em Lisboa.

História da Preciosa Coroa de Nossa Senhora de Fátima

No ano de 1942, um grupo de mulheres portuguesas, em agradecimento pelo fato de Portugal não ter entrado na Segunda Guerra Mundial, decidiu doar jóias valiosas que serviram para a fabricação de uma coroa que seria colocada na imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Entretanto, a coroação solene ocorreu apenas no ano de 1946, após o término da guerra. Na ocasião, o Papa Pio XII enviou um legado papal ao Santuário de Fátima para coroar a imagem solenemente. Desde então, esta coroa só é utilizada em dias solenes.

A bala do atentado contra o Papa São João Paulo II

Em 1981, o Papa São João Paulo II sofreu um atentado na Praça de São Pedro. Oito anos depois, a bala que atingiu o Santo Padre foi entregue por ele mesmo, em Roma, a Dom Alberto Cosme do Amaral e colocada na coroa de Nossa Senhora de Fátima.

No ano de 2010, durante sua visita ao Santuário português, o Papa Bento XVI diante da imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, afirmou que ela estava coroada com as joias das alegrias e as balas das dores da humanidade. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/coroas-de-nossa-senhora-fazem-parte-de-exposicao-em-portugal/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.