Cores Litúrgicas: Origem

As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano litúrgico.

No princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas “cores litúrgicas”. Estas cores foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a esse costume.

Branco

É usado na Páscoa, Natal, nas Solenidades do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza a alegria, a ressurreição, a vitória, a pureza e a alegria.

Leia também: As vestes e as cores litúrgicas

Quais as cores Litúrgicas e do Advento?

Como se dividem os tempos litúrgicos?

Vermelho

Lembra-nos o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor utilizada na Festa de Pentecostes. Recorda-nos também o sangue. Por isso é usada nas celebrações dos mártires; é usada também na Sexta-feira Santa (da Paixão).

Verde

Utilizada nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. É relacionado ao crescimento e à esperança.

Roxo

Usado no Advento e na Quaresma. Simboliza a penitência e a serenidade. Também pode ser usado nas missas dos fiéis defuntos e no sacramento da confissão.

Preto

Simboliza a tristeza e o luto. Hoje é pouco utilizado na Liturgia.

Rosa

O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete – Domingo da Alegria) e 4º domingo da Quaresma (Laetare).

Prof. Felipe Aquino.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.