Congresso celebra os 750 anos da morte de São Tomás de Aquino

O encontro está programado para acontecer em Caieiras (SP) entre os dias 5 a 7 de agosto.

Segundo o site Gaudium Press (08/07/2024), em comemoração aos 750 anos da morte de São Tomás de Aquino, os Arautos do Evangelho estão promovendo um congresso tomista intitulado “Tomismo e atualidade”. O encontro está programado para acontecer presencialmente, entre os dias 5 a 7 de agosto, em Caieiras (SP).

Dentre os palestrantes confirmados estão: Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo Emérito de Lorena; Padre Aumir Antonio Scomparin, EP, Vigário Geral da Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli; Padre Felipe de Azevedo Ramos, EP, Doutor em Filosofia pela Universidade Pontifícia de São Tomás – Angelicum, de Roma; e Doutor Joel Gracioso, Membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval e da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale.

Durante os três dias de evento, os participantes terão palestras e workshops sobre São Tomás de Aquino. Haverá disponibilidade de tradutor (espanhol e inglês) e refeições no local (almoço nos dias 06 e 07 e lanches nos intervalos). Ao final do congresso será emitido um certificado de participação. As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas clicando aqui.

Programação do Congresso Tomista

A cerimônia de abertura do Congresso Tomista será presidida pelo Padre Aumir Antonio Scomparin, EP, às 15h15 do dia 5 de agosto. Em seguida, Dom Benedito Beni dos Santos ministrará uma conferência intitulada “O Espírito Santo, mestre da vida interior, segundo São Tomás”. Às 17h15 será celebrada uma Santa Missa Solene na Basílica Nossa Senhora do Rosário.

No dia seguinte, 6 de agosto, a programação começará às 9h10 com algumas orações e uma palestra intitulada ‘A atualidade do tomismo’, ministrada pelo Padre Felipe de Azevedo Ramos, EP. Às 10h, haverá uma outra palestra, desta vez ministrada pelo Doutor Joel Gracioso, intitulada ‘O esquecimento do ser e a perda da universalidade do bem no mundo contemporâneo: uma análise tomasiana’.

Às 11h05 o Padre Marcos Faes de Araújo ministrará a palestra ‘Os “Praeambula fidei” na óptica de São Tomás: concepção ainda necessária ao pleno desabrochar da Fé no mundo atual?’. Após o almoço, haverá apresentações de trabalho às 15h30 e uma Santa Missa na Basílica Nossa Senhora do Rosário, às 17h15.

No dia 7 de agosto, após orações iniciais, às 9h15 o Padre Leonardo Miguel Barraza Aranda, EP, ministrará uma palestra intitulada ‘Na atual crise religiosa e moral uma consoladora e perene doutrina. A justificação do pecador é a maior obra de Deus. S. Th. I-II q. 113 art. 9’. Às 10h será a vez do Padre Carlos Adriano Santos dos Reis, EP, palestrar sobre ‘Modéstia em São Tomás: uma virtude para a atualidade?’.

Às 11h05, o Padre Carlos Javier Werner Benjumea, EP, conduzirá uma palestra sobre o seguinte tema: ‘É impossível ver a Deus no estado de prova como Ele é contemplado no Céu pelos bem-aventurados? São Tomás responde a esta questão da mais candente atualidade’. Após o almoço, às 15h30, haverá alguns workshops, e às 17h15, será celebrada uma Santa Missa Solene na Basílica Nossa Senhora do Rosário. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/congresso-celebra-os-750-anos-da-morte-de-sao-tomas-de-aquino/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.