Como surgiu o primeiro presépio da História?

O piedoso costume de se montar presépios por ocasião do Natal, recordando o nascimento do Menino Jesus, se expandiu pelo mundo. Mas quando teve origem essa tradição?

A tradição de se montar presépios teve origem com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Na ocasião, o Santo queria explicar aos camponeses da cidade italiana de Greccio o mistério do nascimento do Menino-Deus.

Apesar da atenção e respeito dos fiéis presentes, os mesmos não davam mostras de terem realmente compreendido. Foi então que, inspirado pela Providência Divina, São Francisco teve uma brilhante ideia para se tornar mais didático aos iletrados habitantes de Greccio.

Leia também: Quem idealizou o Presépio?

Ao colocar o menino Jesus no presépio, reze em família

Símbolos do Natal

Um milagroso prodígio

O Santo mando que lhe trouxessem uma imagem do Menino Jesus, uma manjedoura, palhas, um boi e um burro. Em pouco tempo, se compôs a cena: no centro, a manjedoura com as palhas; no fundo, os dois pacíficos animais. Faltava apenas a imagem do Menino Jesus.

Diz a tradição que no momento em que, com grande devoção e ternura, São Francisco tomou a imagem do Menino Deus em suas mãos, operou-se um incrível prodígio. Diante dos olhos maravilhados de todos a imagem tomou vida e sorriu para Francisco, que lhe abraçou e o deitou nas palhas da manjedoura.

O Presépio de São Francisco

Os camponeses ajoelharam-se em atitude de adoração, enquanto o Menino Jesus sorriu mais uma vez e deu uma bênção a todos os que estavam ali prostrados aos seus pés. Em seguida, voltou a ser uma imagem inanimada, entretanto, a lembrança viva do Menino Deus e de seu sorriso permaneceu na memória de todos.

Desde então, os habitantes de Greccio passaram a montar todos os anos o “presépio de São Francisco”, na esperança de que o milagre se renovasse. Apesar da imagem não tomar mais vida, é certo que os devotos do Menino Deus nunca deixaram de receber as mesmas graças natalinas que receberam aquelas testemunhas do primeiro presépio da história.

Assista também: Por que montamos o presépio para o Natal?

Tradição que se espalhou pelo mundo

O piedoso costume de se montar presépios por ocasião do Natal, recordando o nascimento do Menino Jesus, se expandiu pelo mundo e atualmente podemos ver presépios de todos os tamanhos, formas e materiais (barro, madeira, porcelana, areia, chocolate, etc).

O nome presépio vem do latim ‘praesaepe’, que significa manjedoura. Normalmente os presépios são montados no primeiro domingo do tempo litúrgico do Advento e são desmontados no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/como-surgiu-o-primeiro-presepio-da-historia/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.