Como se distingue o sacerdócio comum dos fiéis do sacerdócio ministerial?

sacerdotepadrePelo Batismo, Cristo fez de nós um Reino de <<sacerdotes para Deus Seu Pai>> (Ap 1,6).

Pelo sacerdócio comum, cada qual é chamado por Cristo a agir no mundo em nome de Deus, servindo-Lhe de mediador da Benção e da graça. Na Última Ceia e no envio dos Apóstolos, porém, Cristo dotou alguns com um poder sagrado para o serviço dos crentes; estes Ministros ordenados representam Cristo como pastores do Seu Povo e cabeça do Seu “corpo”, a Igreja. [1546-1533, 1592]

Leia também: O sacerdócio comum dos fiéis

A valorização do apostolado dos leigos no exercício do seu sacerdócio comum

A instituição do sacramento da ordem

A mesma palavra Sacerdote, aplicada a duas coisas análogas, mas distintas <<no ser e não simplesmente no grau>> (Lumen gentium, nº 10), tem provocado ambiguidades. Por um lado, temos de compreender com grande alegria que nós, batizados, somos “sacerdotes”, porque vivemos em Cristo e participamos em tudo do que Ele é e faz; por que motivo, portanto, não invocamos permanentemente a bênção sobre este mundo? Por outro lado, temos de redescobrir o dom de Deus à Sua Igreja, os sacerdotes, que representam o próprio Senhor.

Fonte: YOUCAT

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.