Como rezar?

1427667_31525848

Deus quer conversar conosco, quer ser tratado como um amigo. A grande preocupação do Criador, diz Santo Afonso de Ligório, “é fazer-se amado e a amar a todos”. O paciente Jó exclamava: “Que é o homem, para que faças caso dele e ponhas nele tua atenção?” (Jó 7,17).

Muitos cristãos têm receio de falar familiarmente com Deus, de sua vida, de seus problemas de dúvidas; isso não pode acontecer. Deus é o Pai mais bondoso e misericordioso que possamos imaginar. Explicando isso disse o profeta Isaias: “Os seus filhinhos serão levados ao colo, e acariciados sobre o seu regaço. Como toda mãe consola o seu filho, assim eu vos consolarei” (Is 66,12-13). Como a mãe gosta de levar seu filhinho no colo para ser alimentado e acariciado, assim Deus faz com os corações que dele se aproximam na confiança e sem medo.

Para estar conosco intimamente, Jesus inventou a Eucaristia, onde se torna pão e vida, companheiro de caminhada nosso. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele” (João 6,56).

“Aquele que comer a minha carne viverá por Mim” (v.57). Podemos querer maior desejo de intimidade de Deus para conosco do que isso? Por isso temos de “amar a Deus sobre todas as coisas”. “O meu amado é para mim, e eu sou para Ele” (Ct 2,16). Deus não aceita ser o segundo em nossa vida; porque somos o primeiro para Ele.

Deus se esquece de nossas injúrias e pecados arrependidos, e nos trata com amor ao invés de nos repelir. O salmista canta: “Senhor, Vós não desprezais um espírito contrito e humilhado” (Sl 51,19). E busca Deus com todo o coração: “Afora Vós, quem terei eu no céu? Se Vos possuo nada mais me atrai na terra. Meu coração e minha carne já podem desfalecer; a rocha de meu coração e minha herança eterna é Deus” (Sl 72,25-26). Deus em nosso coração deve ser o nosso grande tesouro para sempre.

Deus nos ama profundamente, e a oração é a nossa resposta a esse amor. “O nome de vocês está gravado nas palmas de minhas mãos” (Is 49,16). “Deus amou tanto o mundo que lhe deu o Seu Filho único…” (João 3,16). São Paulo perguntava: “Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, como não nos dará com Ele também todas as coisas?” (Rom 8,32). Santo Afonso dizia que “o paraíso de Deus é o coração do homem”. “Minha felicidade, declara Ele, é estar com os homens” (Prov. 8,31). Santa Teresinha disse que “Jesus desceu do céu, não foi para ficar numa ambula dourada, mas para estar no nosso coração”.

Se o nosso Criador se sente tão feliz de estar conosco, por que, então, não passar toda a vida com Ele? Isto é rezar! Conversar com Deus familiarmente. Deus se alegra quando falamos com Ele amigavelmente.

Deus gosta de estar conosco; não somos visita indesejável a Ele. O livro da Sabedoria diz: “Sua convivência nada tem de desagradável, e sua intimidade nada de fastidioso” (Sb 8,16). Deus não tem costume de falar com quem não lhe fala. Se não estamos acostumados a falar com Ele, como vai entender a nossa voz? Os amigos se entendem até pelos olhares.

Não precisamos viver num mosteiro ou ser consagrados para rezar. Mesmo no mundo podemos falar continuamente com Deus. Proceda com Deus da mesma maneira que você procede e conversa com as pessoas que o amam e que você ama. São Paulo disse que “É Nele, que vivemos, nos movemos e somos” (At 17,28). Como o peixe vive na água, assim vivemos em Deus. Deus gosta de quem o trata com toda confiança e simplicidade. Podemos falar a Ele de tudo: os negócios, o trabalho, os filhos, o casamento, a doença, a morte da esposa, os projetos, as angústias, enfim, de tudo que vai na alma.

Leia também: Por que rezar?

Quando rezar?

Defeitos a se evitar na oração

Por que a Quaresma?

Devemos ser transparentes diante de Deus, Ele quer ser respeitado, não aceita fingimentos e dissimulações. O livro da Sabedoria diz que Deus antecipa-se a dar-se a conhecer aos que o desejam (cf. Sb 6,13). O profeta Isaias disse: “Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto” (Isaías 55, 6). E Jeremias: “Procurar-me-eis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me fostes buscar” (Jer 29, 13).

A Escritura insiste nesse tema: “Os olhos do Senhor estão voltados para o justo, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor” (Sl 34,16). Deus está presente em toda parte, porque é onipresente, mas, de modo especial está com os bem-aventurados na glória celeste, e na terra onde está o coração do homem que o ama. “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor 3,16).

O profeta Isaías, contemplando a presença divina disse: “Eu habito num lugar alto e santo, mas estou com os de coração contrito e humilhado” (Is 57,15). Deus quer nos fazer participar de suas divinas alegrias. São profundas consolações para nosso coração cansado. “Saboreai e vede como o Senhor é bom!” (Sl 34,9).

Deus sempre nos acompanha, por isso, devemos falar sempre com Ele, está à escuta. “Se te deitares não terás medo. Uma vez deitado teu sono te será doce. Nem terás a recear terrores repentinos, nem a tempestade que cai sobre os ímpios. Porque o Senhor é a tua segurança e preservará teu pé de toda cilada” (Prov. 3,24-26). E Deus está sempre pronto a nos falar: “Eu, o Senhor, em sonho lhe falarei” (Num 12, 6). Quantos ouviram a voz de Deus nos sonhos! Tenha certo isso, Deus não se afasta de você; quando você repousa, Ele não se afasta; e quando você se levanta, Ele já está junto de você. Não esqueça isso! Então, fale com Ele ao acordar e ao se deitar. São Francisco de Sales disse que “a oração da manhã abre as janelas da alma para os raios do Sol celeste entrar; e a oração da noite, fecha as janelas a alma para as trevas nela não entrarem”.

qual_a_importancia_da_oracao

Não se esqueça nunca da presença de Deus, e converse com Ele sempre que possível. Quem ama, sempre acha tempo para estar com a amada. Quem ama a Deus, reza. Amar é rezar! Deus ama você, diz Santo Afonso, como se você fosse o único objeto do seu amor e de seus pensamentos.

“Confia ao Senhor a tua sorte, espera Nele, e Ele agirá… Em silêncio abandona-te ao Senhor, põe tua esperança Nele” (Sl 37,5-7). Ou como disse Tobit ao jovem Tobias: “Bendize a Deus em todo o tempo, e pede-lhe que dirija os teus passos, de modo que os teus planos estejam sempre de acordo com a Sua vontade” (Tob 4,20).

Há muitas maneiras de rezar, meditando a Bíblia, usando um bom livro de orações, contemplando a natureza…

Cada coração tem seu jeito de rezar. O importe é estar com Deus. Deus é a nossa força e a nossa alegria.

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.