Como rezar a Via Lucis, o Caminho da Luz

A oração Via Lucis, que em latim significa “Caminho de Luz”, é um exercício piedoso feito no tempo pascal, que começa com a celebração da Ressurreição do Senhor e termina cinquenta dias depois com a solenidade de Pentecostes.

O jornal oficial da arquidiocese primaz do Mexico, Desde la Fe, diz que “assim como na oração da via-sacra acompanhamos Cristo em seu caminho ao calvário”, com a oração da Via Lucis “acompanhamos Jesus em seu caminho da Glória”.

“Do domingo de Páscoa até o Pentecostes, foram 50 dias repletos de acontecimentos inesquecíveis que as pessoas próximas a Jesus viveram intensamente, e que recordamos a cada estação da Via Lucis”, explica o semanário.

Por isso, durante a oração da via-lucis, “são percorridas 14 estações com Cristo triunfante, desde a Ressurreição até o Pentecostes, seguindo as narrativas evangélicas”, acrescenta a publicação.

A Via Lucis também pode ser rezada levando em procissão a imagem de Cristo Ressuscitado, “uma vela acesa, que representa a luz de Nosso Senhor, e o livro dos Evangelhos, aberto nas narrativas da Ressurreição”. Os fiéis participantes devem acompanhar a procissão “com ramos de flores, em sinal de vida”, conclui.

A seguir, a oração da Via Lucis publicada pelo jornal Desde la Fe:

PASSO 1

No início de cada estação se diz o seguinte:

– Moderador: O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

– Resposta: Conforme anunciado pelas Escrituras. Aleluia.

– Moderador: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

– Resposta: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

PASSO 2

Depois, lê-se uma passagem do Evangelho em cada estação e se faz uma oração.

1ª estação: Cristo vive! Ele ressuscitou! (Mateus 28,1-7).

2ª estação: O encontro com Maria Madalena (Jo 20, 10-18).

3ª estação: Jesus aparece às mulheres (Mateus 28,8-10).

4ª estação: O caminho de Emaús (Lc 24,26-27).

5ª estação: A fracção do Pão (Lucas 24, 30-31).

6ª estação: O Ressuscitado aparece aos discípulos (Lc 24, 38-39).

7ª estação: O Ressuscitado dá poder para perdoar os pecados (Jo 20,22-23).

8ª estação: A fé de Tomé (João 20,27-28).

9ª estação: Pesca milagrosa (João 21, 7.11.13).

10ª estação: Pedro, o guia (João 21,15).

11ª estação: O envio dos discípulos (Mateus 28,19-20).

12ª estação: Volta ao Pai (Atos 1,11).

13ª estação: A Espera do Espírito (At 1,14).

14ª estação: O Ressuscitado envia o Espírito prometido (At 2,2-4).

PASSO 3

Depois de rezar as catorze estações, é feita esta oração:

“Senhor e nosso Deus, fonte de alegria e esperança, vivemos com vosso Filho os acontecimentos de sua Ressurreição e Ascensão até a vinda do Espírito Santo; enchei vossa Igreja com o Espírito Santo, manifestai ao mundo os tesouros de vosso amor e tornai-nos participantes da ressurreição eterna convosco, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/como-rezar-a-via-lucis-o-caminho-da-luz-45537

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.