Documento
lançado antecede diretório da comunicação
BRASÍLIA,
terça-feira, 25 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) – A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
acaba de lançar um documento de estudo que tem o objetivo de alentar e orientar
o progresso da comunicação da Igreja no país.
Trata-se do
documento “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, publicado pelas
Edições CNBB e a Paulus.
O texto foi
apresentado nessa segunda-feira na seda da CNBB em Brasília, durante o encontro
de coordenadores da Pastoral da Comunicação, evento que decorre até
sexta-feira.
Segundo o
presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e
Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, o texto tem por objetivo
ser um animador e orientador para o “progresso da comunicação no Brasil”.
“A nossa
intenção, depois de muitas consultas, é que fosse um diretório de animação e
orientação para o progresso da comunicação e uma melhor presença da Igreja na
mídia”, diz Dom Orani, num dos trechos da apresentação do documento
Segundo o
arcebispo, o texto toca, por exemplo, em “questões espinhosas” como a “das
transmissões litúrgicas televisivas e a grande discussão entre o virtual e o
real”.
Em
entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, o arcebispo disse que, neste
momento, a ideia é colocar o texto à disposição da Igreja para que seja lido e
aprofundado. Futuramente, o documento será transformado no Diretório de
Comunicação da Igreja no Brasil.
“Depois de
lido e estudado, aguardaremos as sugestões das pessoas, para que façamos as
adaptações necessárias para que o texto chegue a ser o diretório. A etapa agora
é de sugestões”, disse.
“A
comunicação é essencial na vida do ser humano e a Igreja é feita de
comunicação, da boa notícia, da Palavra de Deus, da Catequese, da Liturgia.”
Segundo o
arcebispo, “com as mídias sociais e com a comunicação eletrônica, é importante
que aja orientação, que não corte o entusiasmo, mas que entende bem a
comunicação no Brasil”, afirmou.