Círio de Nazaré: Manto de Nossa Senhora é apresentado em Belém

Segundo o ACI Digital (05/10/2017), no próximo domingo, o segundo de outubro, será celebrada a maior devoção mariana do norte do Brasil, com uma das maiores procissões do mundo, o Círio de Nazaré; porém, na quinta-feira, aconteceu a apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré, um dos momentos mais esperados pelos fiéis.

O manto foi apresentado durante a Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, às 18h, na Basílica de Nazaré, na capital paraense.

De acordo com o site do círio, o manto é “uma verdadeira joia que traz sempre uma mensagem de evangelização” e “veste a Imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais do Círio”.

“Os detalhes artísticos sobre a peça são guardados pela Diretoria da Festa de Nazaré para que o dia da apresentação seja um momento especial. Ao final da missa há a distribuição de folhetos com informações e significado dos elementos que o compõem”, afirmam.

Este ano, o Círio de Nazaré chega a sua 225ª edição, com o tema “Maria, Estrela da Evangelização”.

No total, são 12 procissões oficiais, entre as quais a principal acontece sempre no segundo domingo de outubro – a grande procissão do Círio –, que sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em 9 horas e 15 minutos, como ocorreu em 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Anualmente, o Círio de Nazaré reúne uma multidão de fiéis de todo o Brasil e até mesmo de outros países. Na procissão principal do segundo domingo de outubro, participam cerca de 2 milhões de romeiros em uma grande caminhada de fé e homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Por sua grandiosidade, o Círio de Nazaré foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Confira:

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/cirio-de-nazare-manto-de-nossa-senhora-e-apresentado-em-belem-43194/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.