Círio da Conceição volta a acontecer em Santarém, após dois anos suspenso

Segundo o ACI (25/11/2022), o Círio de Nossa Senhora da Conceição acontecerá no domingo (27), em Santarém (PA), depois de dois anos suspenso por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19. Trata-se, segundo o site da arquidiocese de Santarém, do maior círio do Oeste do Pará e um dos maiores do estado, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré, de Belém. São sete quilômetros de procissão, percorridos durante mais de três horas.

Segundo o diretor geral da festa, padre Ruy Barbosa, cerca de 200 mil pessoas costumam participar do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Além dos católicos do estado do Pará, o evento atrai “pessoas de todo o país, inclusive de fora do Brasil”. Para este ano, disse, “as expectativas são as melhores possíveis”. “É o reencontro das famílias, das pessoas, com sentido de unidade, de esperança que se renova, principalmente neste tempo que antecede o Natal”.

“É um Círio muito esperado, porque as pessoas estão sedentas de fazer essa caminhada, de poder pagar suas promessas, expressar sua fé. Há esse sentimento religioso de amor a Maria, Mãe de Jesus, é o sentimento de quem tem em Maria a Mãe”, disse o sacerdote.

O Círio da Conceição acontece sempre no último domingo de novembro. Neste ano, o evento tem como tema “Maria Imaculada, ensina-nos a caminhar em comunhão com a Igreja”.

No sábado (26), às 19h, haverá a trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição da catedral até a igreja de São Sebastião. No domingo (27), será celebrada missa às 6h na igreja de São Sebastião. Logo após, às 7h, sairá o Círio da Conceição, rumo à catedral. No percurso, destacou padre Barbosa, “há a berlinda com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e, em torno da berlinda tem símbolo que usamos em todos os círios no estado do Pará, que é a corda”. Segundo ele, a corda “vem indicar que há um cordão umbilical ligando o fiel com Nossa Senhora”.

Ainda no domingo, às 19h, terá início o novenário da padroeira. A festividade segue até o dia 8 dezembro, solenidade da Imaculada Conceição.

Mas, a programação do Círio da Conceição começou há alguns dias. Desde agosto já acontecem peregrinações com imagens de Nossa Senhora da Conceição por diversos pontos da cidade, incluindo órgãos públicos e instituições privadas. Em 30 de outubro, foram apresentados o manto e a corda do Círio 2022. No dia 5 de novembro, aconteceu uma carreata de Nossa Senhora da Conceição e, desde então, diversas romarias.

“Na programação, há 17 eventos, entre romarias, remaria, moto-romarias, caminhadas. São as manifestações religiosas feitas pelos fiéis de diversas formas para expressar a fé e devoção a Nossa Senhora”, disse padre Ruy Barbosa.

Uma das atividades do Círio é a “Remaria de Nossa Senhora da Conceição”, feita em parceria com Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (ASCAE). Os canoístas saíram no dia 13 de novembro de Manaus (AM) e chegaram a Santarém no sábado (19). Essa foi a sexta edição da remaria no Círio da Conceição. Mas, foi a primeira vez que o trajeto percorreu dois estados. Até então, o percurso era de 3 quilômetros, nos rios de Santarém. Desta vez, os atletas cruzaram 2.607 quilômetros.

“É uma satisfação para nós remadores estarmos fazendo essa Remaria, e isso vai ficar na história e em nossas vidas. Pela primeira vez fazendo esse trajeto longo, e Maria está na frente conosco e até agora deu tudo certo”, disse ao site Obidense o “remeiro” Éricles Santos, ao passar por Óbidos, no dia 18 de novembro.

No domingo (20), aconteceu outro evento marcante do Círio da Conceição, o 16º Círio das Crianças. Para o padre Barbosa, este foi “um termômetro de como será o Círio de domingo, porque a participação foi muito grande”. Segundo a arquidiocese de Santarém, centenas de crianças, acompanhadas por seus pais e responsáveis, fizeram a caminhada da igreja de Nossa Senhora das Graças até a catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada missa. Várias crianças participaram da procissão vestidas de anjos e de Nossa Senhora.

O arcebispo de Santarém, dom Irineu Roman, que tomou posse na arquidiocese paraense em fevereiro de 2020, ficou impressionado com sua primeira experiência no Círio das Crianças. “Eu vi que é um evento de grande envergadura, que mobiliza de fato toda a sociedade santarena, que se reúne e caminha ao redor de Nossa Senhora Imaculada Conceição, e que é de fato um evento voltado para as crianças. Foi de fato um Círio para a gente aplaudir”, disse ao site da arquidiocese.

Padre Ruy Barbosa recordou que a preparação para todas as atividades do Círio da Conceição se iniciam logo no início do ano e envolve “muito trabalho”. Mas, afirmou que é “um trabalho que traz muita graça e fé para nós, porque o resultado é o rosto de felicidade, de alegria do devoto, desde a criança até o idoso, que no dia do Círio expressa sua fé”.

Por fim, o diretor da festa desejou uma “feliz Círio e que Jesus Cristo, por intercessão de vossa mãe Maria Santíssima, Nossa Senhora da Conceição, abençoe a todos”.

A programação completa do Círio da Conceição 2022 pode ser conferida AQUI.

Fonte: https://acidigital.com/noticias/cirio-da-conceicao-volta-a-acontecer-em-santarem-apos-dois-anos-suspenso-56629

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.