Cidade destruída pelo Estado Islâmico espera visita do Papa Francisco

Segundo o ACI (26/02/2021), o sacerdote da Diocese Católica Síria de Mosul (Iraque), Pe. George Fahola, afirmou que os cristãos de Baghdeda (Qaraqosh), cidade destruída pelo Estado Islâmico, aguardam com alegria a visita do Papa Francisco.

De 5 a 8 de março, o Santo Padre viajará ao Iraque, o programa da visita inclui uma visita a Qaraqosh no domingo, 7 de março, para se encontrar com a comunidade local, pronunciar um discurso e presidir a oração do Angelus.

Em um vídeo da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), Pe. Fahola garantiu que a visita do Papa Francisco terá um grande impacto nos cristãos e no povo iraquiano.

“Para os cristãos, porque este povo está enraizado nesta terra que dá testemunho do Evangelho”, disse.

O sacerdote assinalou que os cristãos esperam com grande alegria o Santo Padre e lembrou que a cidade de Qaraqosh foi destruída pelo grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS)

Em agosto de 2014, após tomar Mosul, o ISIS invadiu Qaraqosh, destruindo casas, igrejas, a biblioteca e outros pontos importantes da cidade. Dezenas de milhares de famílias tiveram que fugir de suas casas apressadamente e ir para Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

Em outubro de 2016, depois de intensos combates, as forças iraquianas e seus aliados recuperaram esses territórios e aos poucos se trabalhou na reconstrução. Alguns cristãos voltaram.

De acordo com os últimos dados divulgados pela ACN, 43% das famílias cristãs que viviam em Qaraqosh antes da invasão do Estado Islâmico conseguiram regressar.

Pe. Fahola agradeceu às organizações que ajudaram em meio à situação crítica na qual a cidade se encontrava, entre as quais destacou o apoio da ACN, “que tanto nos ajudou a reparar as casas destruídas pelo ISIS”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/cidade-destruida-pelo-estado-islamico-espera-visita-do-papa-francisco-45797

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.