Cerca de 200 mil fiéis participam da missa de encerramento da Festa da Penha

Segundo o ACI Digital (18/04/2023), a missa de encerramento da 453ª edição da Festa da Penha aconteceu na segunda (17) no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES) e contou com a participação de aproximadamente 200 mil fiéis. “A nossa festa de Nossa Senhora da Penha faz 453 anos, uma festa que não parou na história. Nós recebemos um grande patrimônio e nós estamos zelando por este patrimônio e temos que passá-lo para as gerações futuras”, disse o arcebispo de Vitória (ES), dom frei Dario Campos na homilia da missa de encerramento da Festa da Penha.

Trata-se da maior festa religiosa do Estado do Espírito Santo e a terceira maior festa Mariana do Brasil. Neste ano, ela começou no dia 9 de abril, com o 1º dia do oitavário da padroeira e durante os festejos foram celebradas 50 missas e realizadas 11 romarias organizadas pelo Convento da Penha. A maior romaria foi a dos Homens e aconteceu no sábado, 15 de abril, com quase um milhão de devotos.

Ainda em sua homilia, dom Dario Campos lembrou aos devotos de Nossa Senhora da Penha que “é preciso voltar ao colo da Mãe, Nossa Senhora da Penha, e colocar de novo na palma da sua mão os nossos pedidos, os nossos agradecimentos”.

Comentando o Evangelho da celebração, dom Dario disse: “Maria é a serva do Senhor, aquela que foi tocada pelo amor do Pai, acolheu o dom do Espírito e, com o coração inflamado e aquecido, com pés ligeiros, assumiu a missão a ela confiada”. E pediu a intercessão de Nossa Senhora da penha que “cada um” compreenda o que é preciso “fazer neste tempo tão cheio de desafios e necessidades”.

“Que a Senhora leve até o seu filho, Jesus de Nazaré, e restabeleça novamente a paz, o diálogo, na nossa Fraternidade, no nosso Estado, na nossa cidade, nas nossas famílias! Que todos possam novamente dialogar em paz, sentados para almoçar, tomar o seu café, contar suas piadas, agradecer e bendizer. Eu digo sempre aos padres: ‘Podemos brigar, mas não podemos ficar de mal’. Por isso, Nossa Senhora da Penha abençoe os nossos lares, as nossas famílias e nos devolva novamente o diálogo entre nós. Assim seja!”, finalizou.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/cerca-de-200-mil-fieis-participam-da-missa-de-encerramento-da-festa-da-penha-74927

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.