CELAM publica nota sobre “ouvir os gritos da Terra” no Rio Grande do Sul

O site ACI Digital publicou na quarta-feira (08/05/2024) a seguinte notícia:

“Convidamos a rezar por todas as pessoas do sul do Brasil e a tornar a nossa solidariedade afetiva e efetiva, transformando-a em ações de sensibilização para ouvir os gritos da Terra que se exprimem nestes fenómenos climáticos”, diz o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) em nota publicada na segunda-feira (6). “Que Nossa Senhora Aparecida nos cubra com sua proteção maternal e nos renove na esperança que brota da presença de Jesus Ressuscitado entre nós”.

As chuvas provocaram inundações e estragos em 417 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, cerca de 83%, informou na terça-feira (7), às 12h o boletim diário da Defesa Civil. Até o momento foram registradas 100 mortes, 372 pessoas feridas, 128 desaparecidas e mais de 163 mil desabrigadas.

O Celam expressa na nota sua “solidariedade e proximidade às pessoas e famílias” do sul do Brasil “que perderam os seus entes queridos, àqueles que tiveram de abandonar suas casas e pertences, e àqueles cujos sonhos e projetos foram levados pelas águas” das “fortes chuvas que provocaram inundações nunca antes registadas” no Rio grande do Sul desde o fim de abril.

O Celam também se dirigiu aos “bispos das dioceses afetadas, às suas comunidades, sacerdotes, religiosos e religiosas”, com o “acompanhamento espiritual nesta situação” e agradeceu “os esforços que estão fazendo para acolher e assistir as vítimas”.

O comunicado foi assinado pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente do Celam e da CNBB,; pelo arcebispo de Maracaibo, Venezuela, primeiro vice-presidente do Celam; pelo arcebispo do Panamá, dom José Domingo Ulloa, segundo vice-presidente do Celam; pelo bispo de San Pedro de Macorís, República Dominicana, dom Santiago Rodríguez Rodríguez, presidente do Conselhos de Assuntos Econômicos (CAE) do Celam; e pelo bispo auxiliar de Cusco, Peru, dom Lizardo Estrada Herrera, secretário -geral do Celam.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58015/celam-publica-nota-sobre-ouvir-os-gritos-da-terra-no-rio-grande-do-sul

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.